A Viagem de Yoani

Produzido pela Sala 12 Filmes, os mesmos produtores de Cidade Cinza, o documentário A Viagem de Yoani traz um olhar inédito sobre a primeira visita ao Brasil de uma das mulheres mais controversas da internet, a blogueira cubana Yoani Sánchez, num momento histórico de reaproximação diplomática entre Cuba e os EUA. Com estreia marcada para o dia 23 de abril e trilha sonora original composta pela cantora cubana-brasileira Marina de la Riva e Ruben Feffer, o filme é dirigido por Peppe Siffredi e Raphael Bottino.

Sem ter acesso a internet em casa, a cubana criou o blog chamado Geração Y, que hoje tem milhões de views por mês, onde ela conta seu cotidiano em Cuba e faz críticas ao regime. Yoani ganhou fama e prêmios internacionais muito rapidamente. Em menos de um ano de atividade, foi destaque de uma matéria da Reuters e logo premiada no Ortega y Gasset, do periódico El País, e no Maria Moors Cabot, da Universidade de Columbia, e eleita uma das 100 pessoas mais influentes do mundo, segundo a revista Time. Fatos que fizeram com que o regime cubano a acusasse de ser financiada pelos EUA.

A produção do filme começou em 2009, quando o blog de Yoani era bloqueado na ilha e ela lutava pelo direito de viajar para receber suas inúmeras nomeações e premiações. Em 2009 e 2010, os diretores foram a Cuba entrevistá-la por duas vezes e a acompanharam durante toda sua estadia no Brasil em 2013, quando beneficiada por uma reforma migratória feita pelo governo cubano, em que Yoani conseguiu sair de Cuba para uma viagem de 80 dias em 13 países, que iniciou-se no Brasil.

Ajudada pelo então Senador da República Eduardo Suplicy – que defende a vinda de Yoani ao Brasil desde 2009 – a blogueira iniciou sua viagem internacional pelo Brasil. Figura controversa, Yoani Sánchez provocou emoções extremas por onde passou. Sua visita ao Brasil causou grande alvoroço e debates intensos de militantes pró e contra o cubano, além de inúmeros protestos.

O documentário acompanha sua vinda ao Brasil e os principais eventos em sua vida nestes últimos cinco anos até a reaproximação diplomática entre Cuba e EUA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.