Festival de Gramado 2015: Ator chinês encanta Gramado

Por Maria do Rosário Caetano, de Gramado

 

O ator sino-argentino IGNACIO HUANG subiu ao palco do Palácio dos Festivais, ao lado da montadora Ana Remón e do ator boliviano-argentino Limbert Ticona, para apresentar o último concorrente da Mostra Hispano-Americana do Fest Gramado: LA SALADA, do argentino Juan Martín Hsu.

Ignacio nasceu em Taiwan e chegou à Argentina aos 12 anos. Para agradar aos pais, que não o queriam se arriscando na profissão de ator num país tão diferente da China Insular, ele se dedicou ao desenho gráfico. Mas um dia resolveu largar a profissão de lado e arriscar-se como ator. Fez testes para publicidade e cinema e conheceu a fama com UN CUENTO CHINO, grande sucesso popular na Argentina (e no Brasil). Estrear ao lado de Ricardo Darín foi um golpe de sorte. “Hoje”, contou, “sou reconhecido nas ruas e as senhoras mais velhas me dão beijinhos na face quando me encontram”.

Na foto, Huang é visto entre Ana e Limbert. Ele contou que seu nome de origem (Chen Huang) significa vitorioso, resplandecente. E que virou IGNACIO HUANG por razão prosaica: “Meus pais me matricularam numa escola católica e a freira que o atendeu disse que necessitava de um nome em espanhol, para me identificar. Como era dia de Santo Ignácio, foi este o nome que me coube” (sorri, com gosto e muita alegria o falante protagonista de LA SALADA, nome de uma feira de produtos chineses. Uma “feira do rolo”, como as chamamos no Brasil).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.