Mostra marca o centenário de Frank Sinatra

De 18 de agosto a 6 de setembro, a Cinemateca do MAM exibirá programação com mais de 30 filmes estrelados pelo cantor e ator, na Mostra “Frank Sinatra – A Voz no Cinema”, que será uma homenagem ao centenário do grande astro americano, com longas que não estão disponíveis nem em DVD no Brasil. Além dos filmes, haverá um debate e uma exposição gratuita com reproduções de pequenas estátuas da figura do cantor, pôsteres, fotos autografadas, cartas e ingresso do monumental show no Maracanã, em janeiro de 1980 (recorde de público na época, com 170 mil pessoas presentes).

Com curadoria dos jornalistas e críticos Mário Abbade e Ricardo Cota, a mostra se propõe a resgatar o lado ator de um dos mais importantes artistas do século XX. Sinatra (1915-1998) entrou para a história como um dos maiores intérpretes de todos os tempos, mas, além disso, o cantor também teve performances memoráveis como ator, chegando a ganhar o Oscar – dos anos 40 aos 80, fez mais de 60 filmes.

Antes mesmo do show no Maracanã, Frank Sinatra já tinha uma forte ligação com o Brasil. Ele se tornou o embaixador da bossa nova no mundo, quando levou Tom Jobim para os Estados Unidos, na década de 1960, e gravou um disco inteiro com o maestro brasileiro, popularizando a bossa nova no mundo.

Além de o cantor ser uma referência para diferentes gerações, a força e o alcance de Sinatra, também em camadas mais populares do público brasileiro, ficaram registradas inclusive em episódios marcantes do cinema nacional. Numa cena emblemática de “Edifício Master”, do premiado cineasta Eduardo Coutinho, que inspirou seu longa “As Canções”, um morador do prédio que é tema do filme canta “My Way” e demonstra a importância da gravação de Frank Sinatra para classes e nacionalidades diversas. Por esse motivo também serão exibidos dois filmes com Dick Farney.

Para muitos, o embrião da bossa nova foi gerado nove anos antes da emblemática “Chega de Saudade” cantada por Elizete Cardoso, em abril de 1958, com a criação do Sinatra-Farney Fan Club. O fã clube foi composto por moças e rapazes que as vésperas do carnaval não estavam interessados em cuícas e marchinhas. Nascia então o fã clube dos cantores Frank Sinatra e Dick Farney, o primeiro americano e o segundo, apesar do nome, brasileiro, que há alguns anos vivia fora do país. Para muitos, foi a primeira tentativa da juventude carioca em fazer e discutir música. Entre outros, faziam parte Tom Jobim, João Donato, Vinicius de Moraes, Jô Soares e Carlos Manga.

 

Mostra Frank Sinatra – A Voz no Cinema
Data: 18 de agosto a 6 de setembro
Local: Cinemateca do Museu de Arte Moderna – Av Infante Dom Henrique 85 – Parque do Flamengo – (21) 3883-5600 / 3883-5612 – E-mail atendimento@mamrio.org.br
Ingressos: R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia).
Lotação: 180 lugares
Bilheteria: de terça-feira a sexta-feira, das 12h às 17h30; sábado, domingo e feriados, das 11h às 17h30.
Estacionamento: de 7h às 22h (pago no local)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.