Mostra traça panorama inédito do cinema argentino

A mostra Argentina Rebelde, que acontece na Caixa Cultural Rio de Janeiro, de 18 a 30 de agosto, apresenta 17 filmes, entre longas, médias e curtas-metragens que traçam um amplo panorama do cinema argentino. A mostra tem a participação de especialistas em cinema latino-americano, como os críticos argentinos Alejandro Cozza e Roger Koza, a professora e escritora argentina Ana Laura Lusnich e o sociólogo e professor peruano Isaac León Frías.

A programação, que tem curadoria do crítico e pesquisador de cinema Victor Guimarães, reúne obras de diversos estilos, realizadas entre os anos de 1942 e 2013, desde o cine social dos anos 1940, passando pelo Nuevo Cine dos anos 1960, até as propostas mais radicais contemporâneas. A grande maioria dos filmes da mostra é inédita no Brasil e não conta com edições em DVD ou Blu-Ray no país (ou em língua portuguesa), apesar do reconhecimento de críticos e historiadores internacionais. Quase todos os filmes serão exibidos em película, em cópias restauradas.

Entre os filmes selecionados, estão o longa-metragem Invasão (1969), que tem argumento de Jorge Luis Borges e Adolfo Bioy Casares e se tornou uma verdadeira lenda na cultura argentina, e o filme …(Reticências), de 1971, primeira produção do escritor e cineasta Edgardo Cozarinsky, um dos nomes mais importantes do cinema underground argentino (o filme nunca estreou, chegou a ser considerado perdido e foi restaurado em 2011). Outro título que deve chamar atenção dos cinéfilos é o curta-metragem Rei Morto, de 1995, filme que esboça o estilo inconfundível da premiada diretora Lucrecia Martel.

A mostra contará também com a participação de pesquisadores e críticos latino-americanos em sessões comentadas, uma conferência e uma mesa-redonda. Além disso, o crítico argentino Alejandro Cozza ministrará o curso Revolucionários, insurgentes e dissidentes, de 27 a 29 de agosto, com quatro horas de duração a cada dia.

O curso fará um breve percurso pela história do cinema argentino, em conexão com as obras exibidas na mostra. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail producao.argentinarebelde@gmail.com. Serão oferecidas 80 vagas para maiores de 16 anos. O horário do curso deve ser conferido na programação da mostra.

 

Mostra Argentina Rebelde
Data: 18 a 30 de agosto de 2015 (terça-feira a domingo)
Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro – Cinemas 1 e 2 – Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca) – (21) 3980-3815
Ingressos: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes Caixa pagam meia.
Lotação: Cinema 1 – 78 lugares (mais três para cadeirantes) / Cinema 2 – 80 lugares (mais dois para cadeirantes)
Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 10h às 20h
Acesso para pessoas com deficiência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.