Poesia de Pier Paolo Pasolini

A extraordinária poesia de Pier Paolo Pasolini é quase desconhecida no Brasil, tanto pela inexistência de traduções, como por ter ficado conhecido aqui, sobretudo como cineasta. Poesia de Pier Paolo Pasolini é agora lançada pela editora Cosac Naify.

O livro inédito, em edição bilíngue, traz introdução, posfácio e notas especiais para a edição. Sobre os poemas de Pasolini, escritos no estilo poético “experimentalista” – parte deles em dialeto friulano, pode-se dizer que denotam uma sensibilidade extrema, confessionais e ao mesmo tempo voltados para a temática social. Seu estilo híbrido – às vezes muito próximo da prosa – não encobre uma extraordinária musicalidade e o domínio do ritmo. Por outro lado, a temática homossexual e a sensualidade dos poemas convivem sem dificuldade com a temática política, presente especialmente no diálogo estabelecido com o pensamento filosófico e político de Gramsci.

Sobre o autor: Pier Paolo Pasolini nasceu no dia 5 de março de 1922, em Bolonha. Nascido em família pequeno-burguesa e católica, cresceu sob o fascismo italiano, sendo, já aos vinte anos, adversário desse e crítico à burguesia, à política clerical de direita e à sociedade padronizada de massa; mais adiante, foi um dos primeiros intelectuais a apontar com veemência o poder corrosivo do consumismo. Graduado em Letras pela Universidade de Bolonha, foi professor, poeta, romancista, ensaísta e cineasta, ocupação pela qual ficou mais conhecido no Brasil. Considerava-se, porém, antes de mais nada um poeta – para ele, a poesia era a mais natural das artes, uma paixão e um hábito cotidiano. Assassinado no dia 2 de novembro de 1975, em circunstâncias nunca perfeitamente esclarecidas, contava pouco mais de 50 anos e tinha sua obra e suas opiniões conhecidas e discutidas no mundo inteiro.

Poesia de Pier Paolo Pasolini
Autor: Pier Paolo Pasolini
Tradução: Maurício Santana Dias
Editora: Cosac Naify
Páginas: 320
Preço: R$ 59,90

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.