RioMarket tem inscrições abertas para palestras, workshops e rodadas de negócios

Paralelamente à intensa programação de mostras, pré-estreias e exibições do Festival do Rio, acontece o RioMarket, área do evento voltada para o mercado audiovisual, com o objetivo de reunir o setor à luz de debates sobre a área e capacitar os profissionais. De 30 de setembro a 8 de outubro, no Colégio Brasileiro de Altos Estudos – UFRJ (Flamengo), diversos profissionais do setor audiovisual – e agora da publicidade e marketing – irão se reunir com o público para esclarecer e debater temas pertinentes ao setor, por meio de Seminários, Workshops e Rodadas de Negócios. Ao todo, serão mais de 40 mesas de debates e 20 workshops e masterclasses. As inscrições podem ser feitas no site www.riomarket.com.br.

Diretores, produtores, roteiristas, figurinistas, técnicos, advogados e outros profissionais da indústria audiovisual brasileira e internacional debaterão temas como a legislação do mercado, ferramentas tecnológicas, modelos e oportunidades de negócios, cases de sucesso, financiamento, pirataria, entre outros.

A programação dos seminários é dividida em três pilares: RioMarket TV (nos dias 30/9, 1 e 2/10), que irá receber profissionais envolvidos em séries e programas de sucesso, além de representantes de canais de TV; RioMarket Film (dias 5, 6 e 7/10), que conta com a presença de produtores, distribuidores, exibidores e representantes de estúdios; e RioMarket Advertising (dia 8/10), que, em seu primeiro ano de realização, pretende aproximar o mercado publicitário do audiovisual.

Os convidados que o RioMarket TV traz este ano para os seminários vão discutir o momento da produção televisiva no Brasil e no mundo, além de traçar um panorama do setor, apontando as principais tendências mundiais e oportunidades para a América Latina no mercado internacional. No dia 30/9, Kim Newton, roteirista e produtora de “Las Vegas” e “Cold Case”, vai explicar o processo de desenvolvimento de uma série nos Estados Unidos. Ainda neste dia, assuntos como “Desenvolvimento de ideias originais para TV brasileira – o que o público quer ver?”, “Os desafios para realização de uma série” e “Como produzir conteúdo para o mundo”. Também serão abordados em debates. Já no dia 1/10, o evento abre espaço para falar do mercado de animação, em um painel liderado por Aaron D. Berger, produtor do filme “Festa no Céu”. Ele irá compartilhar suas experiências de produção desde o desenvolvimento do projeto até a estreia, além de fazer uma análise sobre o mercado brasileiro de animação. Outros temas como “Transmídia”, “Aquisições e coproduções”, “Programas de variedades” e “O papel do showrunner” também terão espaço nos debates e palestras.

A produção nacional também estará presente no RioMarket TV. No dia 2, Vivian de Oliveira, autora da novela “Os Dez Mandamentos”, da TV Record, vai falar sobre o sucesso das narrativas bíblicas. Além disso, a apresentadora e chef de cozinha Bela Gil estará presente no seminário “Programas de culinária: um formato de sucesso”, que pretende promover um debate sobre a invasão gastronômica no conteúdo televisivo do Brasil e do mundo. Única representante do formato soap opera no Brasil, a série “Malhação”, exibida pela TV Globo, também será tema de uma palestra. Mauro Alencar, consultor de teledramaturgia da TV Globo vai falar sobre a trajetória do programa. O crescente mercado de VideoOnDemand (VOD) no Brasil e no mundo terá seu espaço e promete abordar discussões atuais sobre a utilização desta janela no Brasil. Projetos que conseguem unir forças através da internet serão representados no painel sobre crowdfunding. Outros painéis que estão confirmados são: “Aquisições e coproduções: o que querem os canais?” e “A produção para TV em 4k”.

O mercado de cinema será o tema das discussões do RioMarket Film. No primeiro dia (5/10), os debates ficam por conta de assuntos como as videobiografias não autorizadas, pirataria digital, o marco regulatório do VOD, entre outros. No dia seguinte (6), os convidados falam sobre financiamento, a relação entre a produção, a distribuição e a exibição, estratégias de marketing e o futuro da indústria audiovisual – e como isso por afetar o Brasil. No último dia (7), a pauta tem foco nas coproduções e nas relações do Brasil com o mercado internacional.

O dia 8/10 será dedicado à publicidade. Em seu ano de estreia, o RioMarket Advertising contará com palestras e debates sobre branding, product placement e oportunidades de investimento por parte de marcas no setor audiovisual.

Figurino, produção, fotografia e roteiro são algumas das áreas exploradas pelos Workshops e Masterclasses do RioMarket 2015. Logo no primeiro dia (30/9), o evento recebe o roteirista Stephen Tolkin, das séries “Brothers &Sisters” (ABC) e “Perception” (TNT), para falar sobre desenvolvimento de pilotos para séries de TV. No dia seguinte, é a vez do roteirista Michael Kramer receber os inscritos para uma aula sobre roteiros destinados às séries infantis. Em seu portfólio estão sucessos como “Rugrats – Os Anjinhos”, “A Hora do Recreio” e “Angela Anaconda”. No dia 5, a programação abre espaço para falar das superproduções: Produção executiva e criativa em grandes produções é o tema da masterclass liderada por Iain Smith, produtor de “Mad Max: Estrada da Fúria”, “Filhos da Esperança”, “Alexandre”, “Sete Anos no Tibet”, entre outros.

O Workshop sobre direção de fotografia será ministrado por uma dupla: Bill Bennet, ASC (de “Superman III, “Cocktail”, “O Inferno de Dante”, “Drive”, entre outros títulos de cinema e TV); e Megan Stacey, diretora de fotografia em ascensão com um background de longas-metragens, comerciais e clipes musicais. Os títulos de seus trabalhos incluem “Worlds a Stage”, “Dating Daisy”, “Hedda Gabler”, “The Partitioned” e “Amateurs”. A aula acontece no dia 7/10.

Farnaz Khaki-Sadigh, que assina o figurino de produções como “The Flash”, “A Hora do Arrepio” e “Falling Skies” estará à frente do Workshop de figurino, que também acontece no dia 7. Nessa aula, ela irá compartilhar suas experiências como figurinista, falar sobre as implicações da função e sobre todo o processo da indumentária em projetos audiovisuais: desde a criação de conceitos de design, até a concretização dos figurinos.

Além dos Workshops pagos, a programação também oferece aulas gratuitas. Os temas serão: Inovações tecnológicas, mixagem e pós-produção de áudio (apresentado pela Avid), o mercado de games no Brasil e no mundo (que contará com Arthur Protásio, Drew McGee e Patrick Hegarty) roteiro, documentários e seu alcance transmídia, entre outros assuntos.

Além da intensa programação de Workshops e Seminários, o RioMarket conta também com encontros que promovem uma interação entre profissionais do setor: As One to One Meetings ou Rodadas de Negócios são reuniões pré-agendadas em que produtores apresentam seus projetos disponíveis para aquisição, distribuição e coprodução de cinema, TV e VOD para profissionais do mercado audiovisual, convidados do RioMarket. É uma oportunidade de aproximar os produtores dos profissionais do mercado, possibilitando intenso networking e troca de informações.

Já o Films from Rio, programa criado e coordenado pelo Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual (SICAV), em parceria com o Sistema FIRJAN, a Riofilme, o SEBRAE, a Secretaria Estadual de Cultura e o RioMarket, apresentará palestra exclusiva no dia 5 de outubro, aberta ao público. O programa tem o objetivo de capacitar produtores fluminenses para os mercados internacionais de cinema e promover a indústria audiovisual do Rio de Janeiro no exterior.

Nos dias 3 e 4, o RioMarket recebe, mais uma vez, a Mostra GloboNews. A parceria com o canal vai oferecer uma programação gratuita composta por palestras e pré-estreias de três documentários: um sobre os 60 anos do poema “Morte e Vida Severina”, com direção de Gerson Camarotti e Cristina Aragão; o segundo intitulado “Que Mundo é Esse?”, sobre o Curdistão – a maior nação sem Estado do mundo (ao fim dessa exibição, os apresentadores André Fran, Michel Coeli e Felipe UFO promoverão um debate com o público); e o terceiro, “Boa Noite Solidão”, de Geneton Moraes Neto, sobre a juventude no sertão brasileiro.

As palestras serão apresentadas por Sergio Aguiar, Sandra Coutinho, Elisabete Pacheco e Nelson Garrone, com “GloboNews Em Pauta – um novo formato de telejornal”; e de Eugenia Moreyra, Marcia Monteiro, Fernando Gabeira e Geneton Moraes Neto, à frente do painel “A escolha por trás das pautas, personagens e entrevistas em um canal de notícias”.

Pelo terceiro ano consecutivo, o RioMarket vem apostando na capacitação do público jovem. O RioMarket Jovem promove uma imersão na indústria audiovisual durante todo o evento de jovens pré-selecionados, com o objetivo de fortalecer a inclusão de jovens no setor. A programação extra, que conta com atividades voltadas para esse projeto, mas também abertas ao público, é composta por workshops e seminários e acontece entre os dias 9 e 12 de outubro.

Dentro das atividades extras, serão oferecidas a palestra “Caminhos e alternativas para a produção de trilhas sonoras no Brasil”, com o músico e produtor Marcelo Guima, e as masterclasses “Direção para TV”, com Cininha de Paula; “Direção de atores”, com o diretor Hsu Chien; e “Roteiro”, com André Pereira, entre outras atividades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.