Aqui deste Lugar

Com estreia prevista para 8 outubro nos cinemas, o filme “Aqui deste Lugar”, de Sérgio Machado e Fernando Coimbra, ganha pré-estreia no Caixa Belas Artes, no dia 7, às 20h30. Patrocinado pela Caixa e codistribuído pela Spcine, a sessão terá a presença do diretor Sérgio Machado, do produtor Fabiano Gullane e de uma das personagens do documentário, Natália Mota.

Foram dois anos de viagens pelo Brasil, quase mil entrevistados, todos beneficiários do Programa Bolsa Família. Os diretores e roteiristas Sérgio Machado (“Cidade Baixa”) e Fernando Coimbra (“O Lobo Atrás da Porta”) nos guiam pela história do Brasil recente, tendo como protagonistas brasileiros que pouco frequentam o nosso cinema. Os Barcelos de Rio Grande, no Rio Grande do Sul; os Coresma, de Tauá, no Ceará; e os Souza Leal, de São Paulo, capital, são mostrados de forma crua, com o mínimo de intervenções por parte da equipe de filmagem.

Para os diretores do longa, a realização de um intenso trabalho de pesquisa e análise de dados serviu como ponto de partida para que fosse possível compreender a realidade das famílias retratadas. A ideia era desenhar um painel o mais preciso possível sobre como vivem os milhões de brasileiros que recebem o Bolsa Família.

O objetivo do documentário é levar o espectador para dentro das casas, transformá-lo num cúmplice, para que ele partilhe dos dilemas e conquistas de cada família em diferentes regiões do país.

As histórias narradas em “Aqui deste Lugar” são simples e partem do cotidiano: no Ceará, uma menina, ajudada por sua mãe, sonha em cantar numa banda de forró; no Rio Grande do Sul, uma adolescente enfrenta a oposição do pai para namorar; na periferia de São Paulo, uma doméstica batalha diariamente para manter a família. Não são histórias excepcionais ou edificantes, são relatos que representam de alguma forma os avanços e as dificuldades das camadas mais pobres da população brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.