Bogart Duplo de Bogart – Pistas da persona cinematográfica de Humphrey Bogart, 1941-1946

Eleito pelo American Film Institute como a maior estrela masculina do cinema norte-americano de todos os tempos, a imagem de Humphrey Bogart (1899-1957) é marcada pelo linguajar cínico, os trejeitos de durão e o inseparável cigarro. Esse tipo inesquecível encarnado pelo ator durante a era de ouro dos estúdios de Hollywood combinou-se com um jeito sedutor que fascinava o público feminino e fez os homens se identificarem.

O antropólogo Luís Felipe Sobral, em seu ensaio Bogart Duplo de Bogart, lançado pela editora Terceiro Nome, investiga esse ideal de masculinidade personificado pelo ator nova-iorquino nos quatro filmes que marcaram o início de sua carreira: O Falcão Maltês (de 1941), Casablanca (1942), Uma Aventura na Martinica (1944) e À Beira do Abismo (1946). No primeiro dos três capítulos que compõem o livro, o autor relaciona a consolidação de Bogart em Hollywood e sua conquista da categoria “estrela de cinema” em O Falcão Maltês com a cultura visual do cinema clássico.

O segundo capítulo parte do triângulo amoroso de Casablanca, descreve o impacto da Segunda Guerra Mundial em Hollywood na persona de Bogart e ainda mostra como o filme foi pautado de forma religiosa para moldar sua mensagem política. O último capítulo revela como a chegada da novata Lauren Bacall, dona de uma insolência capaz de conquistar Bogart dentro e fora das telas, garantiu-lhe sua estabilidade na indústria cinematográfica e forneceu a Bogart o último elemento que faltava para completar sua persona: o par romântico.

Sobre o autor: Luís Felipe Sobral nasceu em Campinas em 1980. Realizou sua formação na Unicamp, onde defendeu seu doutorado em Antropologia Social. É autor de artigos e resenhas em revistas científicas e suas pesquisas debruçam-se sobre fenômenos sociais e culturais do entre-guerras.

Bogart Duplo de Bogart
Pistas da persona cinematográfica de Humphrey Bogart, 1941-1946
Autor: Luís Felipe Sobral
Editora: Terceiro Nome
Páginas: 152
Preço: R$ 35,00

One thought on “Bogart Duplo de Bogart – Pistas da persona cinematográfica de Humphrey Bogart, 1941-1946

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.