O Guia

A Editora Guarda-Chuva lança a obra-prima do escritor indiano R. K. Narayan, O Guia, publicado originalmente em 1958. O livro foi adaptado para o cinema em 1965, transformando-se num dos maiores sucessos da história de Bollywood.

O Guia conta uma história de redenção espiritual. Raju, um guia turístico de moral duvidosa, apaixona-se por uma dançarina casada e vê sua vida desmoronar, até que vai preso. Anos depois, ao ser liberto, acaba sendo confundido com um guia espiritual e começa uma jornada de purificação e encontro com sua vocação.

Este romance é um dos grandes expoentes da literatura indiana em língua inglesa, e é um bom exemplo de como os verdadeiros clássicos conseguem manter sua relevância ao longo dos anos.

O guia conquistou diversos prêmios literários e além de ter sido adaptado para o cinema, foi exibido como musical na Broadway e é objeto de cursos de literatura em língua inglesa.

Sobre o autor: Rasipuram Krishnaswami Narayan é considerado um dos grandes escritores indianos do século XX, foi amigo e discípulo de Grahan Greene e precursor da literatura indiana em língua inglesa, que na atualidade tem representantes como Salman Rushdie. Nascido em Madras, atual Chennai, viveu grande parte da sua vida em Mysore, cidade histórica do Karnataka, estado do Sul da Índia. Na sua terra natal e adotiva, inspirou-se para forjar suas personagens e construir o cenário de Malgudi, cidade imaginária onde é ambientada quase a totalidade de suas histórias. Seu gênio narrativo, que recebeu a alcunha de “Tchekov indiano”, admirado por escritores como Henry Miller e John Updike, foi descoberto por Graham Greene que, entusiasmado com seu primeiro romance, Swami e seus Amigos, promoveu sua publicação, tornando-se seu mentor e grande amigo. Traduzidos em dezenas de idiomas, seus livros ganharam leitores no mundo inteiro e foram adaptados para filmes e seriados televisivos de sucesso.

O Guia
Autor: R. K. Narayan
Tradução: Léa Nachbin
Editora: Guarda-Chuva
Páginas: 356
Preço: R$ 48,00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.