Roteiristas de “Narcos” e “Queima de Arquivo” participam de debate no Telas Festival

Nesta quarta-feira, 11 de novembro, o Telas Festival apresenta uma série de debates sobre Criatividade e Inovação. Os roteiristas e showrunners de “Narcos” (Chris Brancato) e “Queima de Arquivo” (Alfredo Barrios) vão apresentar uma palestra sobre roteiro e propriedade intelectual em multiplataformas, às 14 horas, na OCA.  No mesmo espaço, o diretor Pierre Catan fará uma apresentação sobre construção de produtos transmídia, ao meio-dia.

Confira a programação completa dos debates de Criatividade e Inovação:

12h00-13h30 – Keynote: “Construção de produtos transmídia” – OCA Auditório 1 
Quais os processos na construção de conteúdos verdadeiramente transmedia, que exploram ao máximo as possibilidades de interação com o público e diferentes fontes de receitas?
Keynote speaker: Pierre Cattan –  Diretor da Smallbang, uma das produtoras mais emblemáticas do transmedia francês. Ele se destacou com o projeto “CinemaCity”, que propõe caminhadas interativas em Paris onde foram gravadas cenas de filmes clássicos. Tem uma experiência peculiar em gerir projetos e equipes grandes com uma grande variedade de competências entre profissões tradicionais do audiovisual, da animação e da informática. Desenvolveu um aplicativo de ciência participativa, o Birdlab, em colaboração com o Muséeum National d’Histoire Naturelle em Paris, e também um aplicativo que acompanhará a estreia do próximo filme de Jacques Perrin (“Oceanos”, “Migração Alada”, “Microcosmos”, “Himalaia”).
Painelista: Felipe Braga (Los Bragas)
Condutor: Rodrigo Terra (Fazenda Urbana / EraTransmídia)

14h00-16h00 – Painel: “Roteiro e propriedade intelectual no ambiente multiplataformas’’ – OCA Auditório 1: Qual o papel do criador no desenvolvimento de conteúdos verdadeiramente multiplataformas? Como garantir a integridade da propriedade intelectual ao longo dos anos de exploração de uma obra?
Painelistas: Chris Brancato (roteirista e showrunner, “Narcos”), Alfredo Barrios (roteirista e showrunner, “Queima de Arquivo”), Beto Skubs (roteirista), Ricardo Hofstetter (Associação dos Roteiristas)

14h00-16h00 – Painel: “Panorama atual do cinema e do audiovisual português e perspectivas para a ampliação da cooperação com o Brasil” – OCA Auditório 2: Debate sobre a perspectiva de integração Brasil/Portugal, com apresentação dos cases “O Sentido da Vida” (Miguel Gonçalves Mendes, O2) e “Tabu” (Miguel Gomes, Gullane).
Painelistas: Filomena Pereira (ICA), Alfredo Manevy (Spcine), Leonel Vieira (Stopline), José Silva Pedro (Coral Vision Europa), José Navarro (RTP)
Moderador: Mario Borgneth (Coordenador do Programa CPLP Audiovisual)

16h00-18h00 – Painel “Cinema do meio – o exemplo de “Que horas ela volta?”: Entre o cinema “autoral” e “comercial” existe espaço para um outro tipo de filme que dialoga com o público? O case de “Que Horas Ela Volta?” será analisado sob a perspectiva dos modelos e do horizonte da produção cinematográfica brasileira.
Painelistas: Anna Muylaert (diretora e produtora), Bárbara Sturm (Pandora Filmes), Flávio Frederico (cineasta, presidente da Apaci)
Moderadora: Flavia Guerra (jornalista)

16h15-18h30 – Apresentação internacional: inovações em realidade virtual – OCA Auditório 1: A “Framestore” desenvolveu mais de 15 projetos de realidade virtual nos últimos meses, incluindo ações para os filmes “Os Vingadores” e “Interstellar”. David Mellor entrou na empresa em 2003 para trabalhar no terceiro filme da série “Harry Potter”. Desde 2011 vem dirigindo comerciais e filmes, tendo ganho um prêmio Clio e um AEAF em 2013 e estado em duas shortlists de Cannes. Seus trabalhos recentes incluem um test drive virtual para a Volvo, que será demonstrado no painel.
Palestrantes: David Mellor, diretor de VR da Framestore (EUA), Ricardo Laganaro, da O2
Moderador: Tadeu Jungle (Academia de Filmes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.