Mostra Tiradentes abre inscrições para oficinas

Estão abertas as inscrições para oficinas gratuitas de cinema da 19ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Até o dia 7 de janeiro, os interessados devem preencher formulário disponível no site oficial do evento, www.mostratiradentes.com.br, e aguardar o prazo de seleção. São 10 modalidades com 280 vagas no total, atendendo a públicos e interesses diversos. Como ocorre a cada ano, a Mostra Tiradentes aposta na formação e capacitação técnica para o mercado de cinema e oferece oportunidades para nova geração.

A tradicional oficina de “Realização em Curta Digital”, ou Oficina do Bigode (apelido do instrutor, o cineasta Luiz Carlos Lacerda), é uma das mais concorridas. Neste mini-curso, o aluno faz parte de uma equipe que tem a oportunidade de fazer um curta-metragem, aprendendo todas as etapas do processo. Pela Oficina do Bigode já passaram alunos que se tornaram cineastas bem-sucedidos, como o carioca Bruno Safadi. São 35 vagas, a partir de 18 anos.

Outras oficinas que tem o propósito de “colocar a mão na massa” no mundo do cinema são dos instrutores Di Moretti, Joel Pizzini e Beto Strada. O cineasta Joel Pizzini vai ministrar a oficina de “Conceitos e Práticas de filme-ensaio, uma abordagem em construção”; já Moretti vai ministrar a oficina de “Roteiro Avançado” que enfocará temas com exercícios práticos para a confecção de roteiros cinematográficos. Devido a grande demanda por uma oficina técnica com enfoque no som para cinema, a Mostra, pela primeira vez, oferece a oficina “O Som em Cena”, ministrada pelo músico e compositor Beto Strada, que vai apresentar a música e suas técnicas de composição.

Para os interessados em interpretação, a dica é a oficina “Ator, o espelho da cena”, com o instrutor Glauco Witenburg. O objetivo é apresentar e aplicar a atores e diretores profissionais ou iniciantes o método de análise ativa, ferramenta fundamental para o trabalho tanto no teatro, como no cinema e TV.

Duas oficinas estão mais voltadas para o mercado de cinema: “Produção Executiva – Gestão de projetos audiovisuais”, com o instrutor Edileis Ferreira Novais. Para adolescentes e jovens, a pedida é o curso de “Criação e Produção de GIFs Animados”, com Henrique Kopke, pensando o GIF como uma nova modalidade das imagens em movimento e sua relação com o cinema. Já para quem curte a prática de registrar fatos e imagens, a opção é a oficina“Jovem Repórter”, que será ministrada pelo Marcelo Cavalieri.

E a criançada que for curtir as férias na Mostra Tiradentes, além de participar das sessões de cinema, podem se inscrever em oficinas de cultura. Para a faixa etária de 10 a 14 anos, a opção é a oficina “Cinema e Artes Plásticas: Meu Super herói” que será ministrada pela artista plástica Daniela Penna.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.