A Paixão de JL

A Paixão de JL trata sobre os três últimos anos de vida de Leonilson (1957-1993), narrado pelo próprio artista, com direção de Carlos Nader.

O documentário recebeu o prêmio de melhor crítica e de melhor documentário brasileiro nos festivais É Tudo Verdade de 2015 e também no Mix​ ​Brasil de Cultura da Diversidade, o reconhecimento de melhor longa-metragem pelo júri popular no Festival Mostras CURTA-SE (Festival Ibero-Americano de Cinema de Sergipe), igualmente no ano passado, e o prêmio especial pelo júri no 37º Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano de Havana.

Pintor, desenhista e escultor brasileiro José Leonilson Bezerra Dias, nasceu em Fortaleza, e morreu em São Paulo, vítima de Aids. Em janeiro de 1990, quando tinha 33 anos – três antes de morrer –, ele começou a confeccionar um diário íntimo gravado em fitas cassete. Nader, seu amigo pessoal, conseguiu acesso ao material guardado pela família.

A partir do diário de Leonilson, ele optou por um caminho arriscado que, no entanto, resultou em uma produção no qual o espectador embarca em uma história pessoal de paixão, dúvidas e questionamentos, arte e criação, alinhavada por imagens de arquivo sobre aquele período. Os tempos narrados por Leonilson são acompanhados por cenas que fizeram parte do seu imaginário e dos seus comentários.

Nas gravações, Leonilson fala de seus trabalhos, de tristezas e alegrias, amores e desamores, medos, família e da homossexualidade. Um dia se descobre soropositivo, tema principal da última fase da sua vida.

No dia 25 de fevereiro, o A Paixão de JL entra em cartaz no circuito Espaço Itaú de Cinema de São Paulo, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.