Mostra apresenta o cinema mexicano

A mostra Cinema Mexicano Contemporâneo, que acontece na Caixa Cultural Rio de Janeiro, de 15 a 27 de março, reúne filmes pouco conhecidos ou raramente exibidos no Brasil. São 13 longas-metragens e três curtas, além de mesa-redonda com o diretor Julián Hernández e debate com especialistas.

Apesar de o México ser um país vizinho e ter muito em comum com o Brasil, o intercâmbio cultural entre os dois países ainda é relativamente baixo. Partindo dessa observação, o curador da mostra Mateus Nagime selecionou filmes assinados pelos grandes expoentes da produção audiovisual no país e chegou a uma seleção com diretores como Carlos Reygadas Barguín, Arturo Ripstein e o próprio Hernández.

O filme mais conhecido da mostra é Post Tenebras Lux, de Barguín, ganhador do prêmio de direção em Cannes, de 2012, e nunca lançado no Brasil. Eu Sou a Felicidade deste Mundo, de Julián Hernández, é outro destaque da programação, com sua particular abordagem sobre a homossexualidade, e que discute como o sexo e a arte se embrionam. A programação traz também As Razões do Coração, de Ripstein, importante diretor do cinema mexicano desde os anos 1960.

No dia 16 de março, às 19h, será realizada mesa-redonda com Julián Hernández, diretor com mais de 20 filmes e que há duas décadas trabalha no cinema mexicano. Hernández participou da geração dos anos 1990, que revitalizou o cinema no país, e também viu novas gerações aflorarem.

Já no dia 24 de março, às 19h, o público participará de debate com dois especialistas em cinema mexicano: Maria Celina Ibazeta, pesquisadora de documentários e filmes com temática social, e Fabián Núñez, mais voltado ao cinema clássico. A ideia é desenhar um panorama amplo sobre o cinema mexicano contemporâneo.

A programação completa está disponível no site www.cinemamexicano.com.br.

 

Mostra Cinema Mexicano Contemporâneo
Data: 15 a 27 de março
Local:
 Caixz Cultural Rio de Janeiro – Cinema 1 / 78 lugares (mais 3 para cadeirantes) – Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca) – (21) 3980-3815
Ingressos: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes Caixa pagam meia
Bilheteria:  terça-feira a domingo, das 10h às 20h
Acesso para pessoas com deficiência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.