Quanto Tempo o Tempo Tem

Quanto Tempo o Tempo Tem, de Adriana L. Dutra, investiga as principais linhas de nossa consciência sobre o tempo, ouvindo filósofos, físicos, arquitetos, neurocientistas, transumanistas e até uma monja budista para realizar uma profunda reflexão sobre a civilização e o futuro do tempo da existência humana.

Por meio de personagens riquíssimos – entre os entrevistados estão André Comte-Sponville, Domenico De Masi, Nélida Piñon, Marcelo Gleiser, Ray Kutzweil, entre muitos outros –, Adriana L. Dutra encontra uma forma de tentar explicar as diversas relações do ser humano com o tempo.

Nessa discussão, o documentário aborda ainda as relações com as novas tecnologias e a globalização – que acontece com um aumento da produção constante, crescente e simultânea de conteúdo e de informação. O compartilhamento da privacidade por meio de redes sociais também é analisado: atualmente, via celulares, computadores, facebooks, twitters e conference calls, a identidade se multiplica e se faz presente em todos os lugares ao mesmo tempo. O simples ato de contemplar perdeu-se diante da imensa quantidade de estímulos oferecidos.

Quanto Tempo o Tempo Tem conta com a codireção e direção de fotografia de Walter Carvalho. O filme participou do Festival do Rio e da 39ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, além de outros festivais na América Latina. A estreia nos cinemas está prevista para 31 de março.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.