Mostra CineOP recebe inscrições para oficinas e workshops

Estão abertas as inscrições para oficinas audiovisuais e workshops internacionais gratuitos da 11ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, a ser realizada de 22 a 27 de junho. Até o dia 3 de junho, os interessados devem preencher formulário disponível no site oficial do evento (cineop.com.br) e aguardar o prazo de seleção. São seis modalidades com 220 vagas no total, atendendo a públicos e interesses diversos.

Nesta edição, serão oferecidas três oficinas e três workshops internacionais, que integram o programa de capacitação que a Universo Produção realiza no âmbito do Cinema sem Fronteiras 2016.

É permitida apenas uma inscrição por pessoa. Se o número de inscrições por oficina/workshop ultrapassar o número de vagas oferecidas, a seleção será feita conforme critérios definidos pela comissão organizadora do evento. Tanto as oficinas quanto os workshops são gratuitos e acontecem no Centro de Artes e Convenções da UFOP, na cidade de Ouro Preto|MG (90 km de Belo Horizonte).

O diretor e produtor Marcelo Caetano (SP) ministrará a oficina de “Assistência de Direção”. A atividade busca apresentar e propor exercícios sobre a atuação deste profissional, responsável pela costura das relações entre direção, elenco, produção e equipe técnica, bem como pela organização das etapas de pré-produção e filmagem.

“Da Ideia à Distribuição: sob a Perspectiva de um Realizador Independente” é a oficina que será ministrada pelo cineasta Cristiano Burlan (SP). Através da perspectiva da direção e produção independentes, o cineasta irá propor aos participantes uma reflexão sobre os meios e modos de produção e realização do cinema.

A artista plástica, designer gráfico, ilustradora e professora Daniella Penna será responsável pela oficina “Narrativa Por Imagem: “Minha Caixa, Uma História”. A atividade vai trabalhar a relação entre palavra e imagem, através da criação de narrativas visuais, utilizando recursos e técnicas variadas (desenho, pintura, gravura, fotografia, colagens).

Uma das novidades da 11ª edição da Mostra de Cinema de Ouro Preto é a promoção de workshops internacionais. Para a realização das atividades, foram convidados especialistas europeus de instituições reconhecidas internacionalmente por seus trabalhos de preservação de material audiovisual. Será a primeira vez que estes profissionais participam da Mostra de Cinema de Ouro Preto.

Um dos convidados é o espanhol Eugénio López, professor universitário, diretor de Documentação do Grupo Atresmedia e do Centro de Documentação e Arquivo da Antena 3, emissora de televisão privada da Espanha. O profissional será responsável pelo workshop “Preservação Antes da Origem: A Gestão de Arquivos de TV no Ambiente de Produção Digital”.

Já o restaurador francês Benjamin Léréna, chefe de Projetos e Especialista em Gestão de Patrimônio Audiovisual do INA – Institut National de l’Audiovisuel (França) irá abordar a experiência do INA nas parcerias e consultorias internacionais para o desenvolvimento de estratégias de conservação, digitalização e valorização do patrimônio audiovisual. O workshop terá foco na parceria entre o INA e o ICAIC – Instituto Cubano del Arte e Industria Cinematográficos para a digitalização e restauração dos Noticieiros Cubanos.

O outro instrutor é o pesquisador e professor universitário holandês Johan Oomen, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento do Institute for Sound and Vision (Holanda). O especialista irá compartilhar com os participantes as estratégias de acesso dos diferentes conteúdos preservados pela instituição.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.