SESI-SP realiza mostra de cinema japonês

Pela primeira vez um país asiático será tema do projeto Cine SESI-SP no Mundo. A parceria com a Fundação Japão em São Paulo trará ao público quatro obras do cinema nipônico contemporâneo, assinadas pelos premiados diretores Tomoyuki Furumaya e Makoto Shinkai. As sessões de O Lugar Prometido em Nossa JuventudeO Jardim das Palavras, Bushido Sixteen e Em Busca das Estrelas serão realizadas entre 20 de agosto e 10 de setembro, sempre aos sábados, às 15h, no Espaço Mezanino do Centro Cultural FIESP-Ruth Cardoso, com entrada gratuita.

Tomoyuki Furumaya conseguiu reconhecimento internacional ao ter seus dois primeiros filmes premiados em festivais ocidentais, em Vancouver e Rotterdam. É comum encontrar em suas obras personagens fortes e decididos. Makoto Shinkai é chamado no Japão de sucessor de Hayao Miyazaki – ganhador do Oscar de Melhor Animação por A Viagem de Chihiro. O animador é conhecido pela qualidade do traço e cor em seus desenhos – especialmente nos cenários, baseados em lugares reais – e pelo frequente uso de metáforas visuais a partir de elementos presentes no cotidiano dos japoneses: os trens, as cerejeiras e os telefones celulares.

A nova edição do Cine SESI-SP irá explorar como as tradições e os costumes antigos convivem com a tecnologia e o desenvolvimento acelerado do Japão contemporâneo. Com foco em protagonistas jovens, as histórias são ricas em referências à cultura japonesa – como as icônicas flores de cerejeira, lutas marciais e os uniformes característicos dos colegiais –, mas colocam em pauta temas universais, como a perda, a amizade e a busca pelos sonhos.

A mostra é uma oportunidade para os fãs de animes, como são conhecidos os desenhos japoneses, e admiradores da cultura da terra do sol nascente descobrirem a força da cinematografia nipônica, para além dos queridos PokemónOs Cavaleiros do ZodíacoDragon Ball e Naruto.

O melhor de tudo é que não é necessário entender japonês para acompanhar as tramas. Todos os longas serão exibidos com legendas em português. As reservas antecipadas devem ser feitas on-line pelo sistema Meu Sesi (www.sesisp.org.br/meu-sesi). Os ingressos remanescentes são distribuídos nos dias das sessões, a partir das 13h.

 

Cine SESI-SP no Mundo – Japão Jovem
Data: de 20 de agosto a 10 de setembro, aos sábados
Programação: O Lugar Prometido em Nossa Juventude (20/8); O Jardim das Palavras (27/8); Bushido Sixteen (3/9); Em Busca das Estrelas (10/9)
Horário: 15h
Local: Espaço Mezanino do Centro Cultural Fiesp Ruth Cardoso – Avenida Paulista, 1313 (em frente à estação Trianon-Masp do Metrô)
Capacidade: 50 lugares
Entrada gratuita. Reservas antecipadas on-line pelo sistema Meu Sesi (www.sesisp.org.br/meu-sesi). Ingressos remanescentes serão distribuídos nos dias das sessões, a partir das 13h.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.