Filme de Lars von Trier abre mostra de cinema dinamarquês

O SESI-SP e o Instituto Cultural da Dinamarca trazem para São Paulo a mostra inédita Cine SESI-SP no Mundo: Dinamarca em Família com exibições gratuitas de quatro longas do cinema contemporâneo escandinavo, entre os dias 17 de setembro e 8 de outubro. As sessões de Esta VidaPerdido na África, A Grande Caça aos Pássaros e do clássico Europa, de Lars von Trier, serão realizadas sempre aos sábados, a partir das 15h, no Espaço Mezanino do SESI-SP.

Um dos destaques da edição é o longa Europa, de Lars von Trier, que abre a programação, no dia 17. O drama retrata a história de Leopold, um americano que acaba de chegar à Alemanha pós-guerra para trabalhar na companhia de trem Zentropia. No meio de um misto de cenas coloridas e em branco e preto, Leopold conhece a filha do dono da companhia e se vê em conflito com os ideais de sua família e da sociedade.

Ainda no período das guerras, Esta Vida, baseado em fatos reais, mostra como era a vida na Dinamarca ocupada. Já a temática de Perdido na África aborda temas como sequestro e adoção. Em A Grande Caça aos Pássaros, a convivência entre pai e filho na busca por um mesmo objetivo.

Os três dramas e a aventura infanto-juvenil, selecionados pela curadoria do SESI-SP, propõem uma reflexão sobre relações familiares, tomando como pano de fundo diferentes fases da história dinamarquesa. Todos os longas serão exibidos com legendas em português.

Além de liderar o mercado cinematográfico europeu durante o início do século XX, a Dinamarca também foi berço de um dos movimentos mais importantes para a história do cinema mundial, o manifesto Dogma 95. Escrito por von Trier e pelo cineasta Thomas Vinterberg, em 1995, o texto pedia por um cinema mais realista e voltado para a força cênica dos atores, em vez dos artifícios impostos por Hollywood.

O legado e influência dessa iniciativa podem ser vistos até hoje em produções contemporâneas por todo o mundo. E, embora os filmes da mostra não pertençam ao movimento, eles demonstram a qualidade e a criatividade que os cineastas dinamarqueses desenvolveram após o marco.

As reservas antecipadas para as sessões podem ser realizadas on-line pelo sistema Meu Sesi (www.sesisp.org.br/meu-sesi). Os ingressos remanescentes serão distribuídos pela bilheteria no dia das sessões, a partir das 13h.

 

Cine SESI-SP no Mundo: Dinamarca em Família
Data: 17 de setembro a 8 de outubro (aos sábados)
Programação: Europa (17/9); Esta Vida (24/9); Perdido na África (1/10); A Grande Caça aos Pássaros (8/10)
Horários: 15h
Local: Espaço Mezanino do Centro Cultural Fiesp Ruth Cardoso – Avenida Paulista, 1313 (em frente à estação Trianon-Masp do Metrô)
Capacidade: 50 lugares
Entrada gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.