Retrospectiva Derek Jarman

A mostra Cinema é liberdade – Derek Jarman, que acontece na Caixa Cultural Rio de Janeiro, de 11 a 30 de outubro, apresenta uma retrospectiva do artista visual e cineasta londrino. A mostra, que passou pela Caixa Cultural Recife em 2014, e pela Caixa Cultural São Paulo em maio e junho deste ano, traz todos os longa-metragens e alguns curtas que nunca ou raramente foram exibidos no Rio de Janeiro, como o inédito Will You Dance With Me? (1984). A mostra promove ainda duas palestras e um debate sobre a trajetória e os filmes do artista.

Entre os destaques da programação, também estão Caravaggio (1986), Urso de Ouro no Festival de Berlim, e Blue (1993), seu último filme, com participação de Tilda Swinton, amiga e atriz de vários de seus filmes, em que medita sobre metafísica e a morte, premiado no Festival Internacional de Edimburgo. Também haverá duas exibições do raro filme The Tempest (1979), uma adaptação da peça homônima de Shakespeare.

A mostra traz dois documentários que revelam o mundo do cineasta: Derek (2008), de Isaac Julien e Bernard Rose, e Derek Jarman: Life as Art (2004), de Andy Kimpton-Nye, além do poético Prospect Cottage (2015), de Howard Sooley, sobre o jardim da casa de Jarman.

Derek Jarman (1942-1994) teve formação em pintura e uma estreita relação com a tradição clássica e com a iconografia da arte no Reino Unido. Numa articulação entre arte e autobiografia, seus filmes ecoam desde seus despretensiosos registros em Super-8 de amigos no seu ateliê até o tom confessional de texto e voz em sua última produção finalizada enquanto ainda estava vivo.

A mostra promove três atividades aos sábados, às 17h: as palestras “Na sombra da luz do sol: os home movies de Derek Jarman”, com a artista, doutora e ativista Adriana Azevedo, no dia 15 de outubro; “As promessas libertárias das vivências bucólicas: corpus nus e masculinidades etéreas”, com o pesquisador William Domingos, no dia 22 de outubro; e, no dia 29, o debate “Derek Jarman em perspectiva: ontem e hoje”, com o curador Raphael Fonseca (mediador), e os pesquisadores Matheus Santos e Rodrigo Almeida. Durante a mostra, será lançado um catálogo com vários textos inéditos sobre a obra de Derek Jarman, além de uma entrevista com o artista feita por Simon Field e Michael O’Pray, em 1985.

Outras informações sobre a mostra podem ser acessadas no site www.mostraderekjarman.com.br/2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.