Mostra discute a exclusão no audiovisual nacional

Reunindo produções que constroem resistências ao apagamento, à interdição e ao silêncio, a mostra Periferia da Imagem faz temporada gratuita no cinema da Caixa Cultural Rio de Janeiro, entre os dias 17 e 29 de abril. A programação inclui a exibição 40 filmes, entre longas, médias e curtas-metragens, com presença expressiva de realizadores periféricos, negras e negros de 14 Estados do país.

Idealizada por Lucas Andrade (montador), Pedro Lessa e Tomaz Viterbo (realizadores audiovisuais), Periferia da Imagem pretende buscar os imaginários e as formas de todos aqueles que sofrem ataques cotidianos da heteronormatividade, do Estado e do racismo. Para isso, a ideia é entrar em contato com o modo como a periferia, entendida a partir de um sentido que ultrapassa as dinâmicas territoriais, vem ocupando um espaço de produção e invenção no cinema.

Uma seleção de obras contemporâneas alocadas à margem da produção hegemônica será exibida nos doze dias de mostra, afirmando o cinema independente brasileiro e o conceito de “periferia” a partir de outra perspectiva. Trata-se de trabalhos que revelam inúmeros processos emancipatórios, desde questões de gênero a étnico-raciais. Tais filmes permitem considerar e dialogar com o contexto social e a visão de mundo dos seus realizadores, além de fazer da ficção um espaço para invenção de novas práticas políticas e estéticas.

Para além das exibições, a mostra traz uma série de atividades que envolvem temas relacionados e protagonizados pelos realizadores que compõem a programação.

O cineasta Lincoln Péricles ministrará, entre os dias 24 e 28 de abril (terça a sábado), das 10h às 14h, uma oficina gratuita de produção audiovisual em coletivos. Serão oferecidas 20 vagas voltadas para interessados em produção de vídeo, com idade acima de 14 anos. As inscrições devem ser realizadas até o dia 20 de abril (sexta) através de um formulário solicitado pelo e-mail periferiadaimagem@gmail.com. O resultado da seleção será divulgado no dia 22.

No dia 21 de abril (sábado), às 18h45, Flaviane Damasceno, Jeckie Brown, Gabriel Martins e Sabrina Fidalgo recebem o público para uma roda de conversa sobre atuação no cinema contemporâneo. Já no dia 28 (sábado), às 17h, Lincoln Péricles e o coletivo Mulheres de Pedra debatem os modos de produção e coletividade no cinema. Ambas as rodas de conversa têm entrada franca, com retirada de senhas no dia do evento.

Enquanto isso, as primeiras sessões dos dias 22 (domingo) e 24 (terça) serão acompanhadas de uma conversa com os realizadores dos filmes exibidos.

A programa da mostra pode ser conferida em www.caixacultural.gov.br.

 

Mostra Periferia da Imagem
Data: 
17 a 29 de abril
Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro – Cinema 1 – Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô e VLT: Estação Carioca) – (21) 3980-3815
Lotação:  78 (mais 3 para cadeirantes)
Bilheteria: terça-feira a domingo, das 13h às 20h
Acesso para pessoas com deficiência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.