CTAv recebe inscrições para workshops

O CTAv realiza, em parceria com a FIRJAN, seis workshops voltados ao segmento audiovisual. Três deles já estão com inscrições abertas e acontecem em outubro, no CTAv, que fica na Avenida Brasil, 1482, no Rio de Janeiro. Os interessados têm até 5 de outubro para submeter sua inscrição, limitada a dois workshops.

Os encontros acontecerão nas datas abaixo, sempre de 13h às 17h. Em breve, de 8 a 26 de outubro, será aberta chamada para as outras três capacitações (Fotografia e iluminação no audiovisual; A construção sonora de uma obra audiovisual e Técnicas digitais de fotometria para cinema e vídeo).

Confira as emendas dos workshops já abertos:

10/10 – O mercado audiovisual
(Link de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/106EOwEMFT1h-dOOETrB93XTf4L0ShaJl6JD9-nwz6PE/viewform?edit_requested=true)

A constatação da organização da Sociedade pautada pela informação traz novos desafios para o mercado audiovisual. As  organizações públicas e privadas vêm se transformando para capitalizar as relações resultantes deste contexto em constante transformação. Neste sentido, serão abordados os temas como: leis de incentivo, o mercado de trabalho, o impacto das tecnologias e os desafios para a formação profissional.

Ementa:

Efeitos da lei 12.485/2011
Suportes e Payers
Perfil profissional contemporâneo
Formação profissional
Informação enquanto Ativo Econômico

17/10 – Esquetes e roteiros
(Link de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/1VILWdERNkOWn929-K8hWUgIL33VdRu8nJ1Z4-5Y9Wik/viewform?edit_requested=true)

A potencialização da ideia pela linguagem do vídeo é elemento de destaque da mensagem no mar infinito de postagens nas redes sociais e players. Os YouTubers, as agências de comunicação e os “influenciadores digitais” se utilizam de técnicas de roteiro e esquetes para capitalizar seus serviços. Serão abordadas: teorias das narrativas, os elementos simbólicos e de linguagem, a performance diante das câmeras, todo o “mise en scene” capaz de agregar valor e interesse às peças produzidas.

Ementa:

Estrutura narrativa
Elementos simbólicos e de linguagem audiovisual
Atuação com câmera
Posicionamento de câmera
Princípios da edição narrativa

24/10 – A luz no cinema e na TV
(Link de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/12Ys8xSTFRs9s2EKcboGkg20Vkcy2yXpYtMNyt3sR2qQ/viewform?edit_requested=true#responses)

A iluminação é um dos mais enigmáticos elementos da sétima arte. Característica marcante de diversos gêneros do Cinema (ex. Cinema Noir), tem em sua técnica a capacidade de criar ambientações diversas. A tecnologia digital vem proporcionando à televisão uma aproximação da estética cinematográfica.

Ementa:

Como relacionar Luz e Gênero Cinematográfico
Como a Iluminação em Tv se aproxima da Linguagem Cinematográfica?
Princípios de iluminação

 

Mais informações sobre os workshops podem ser solicitadas pelo email agenda.ctav@cultura.gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.