CINEBRASiLTV traz dois documentários para a Mostra de Cinema de São Paulo

O CINEBRASiLTV está apresentando dois filmes de longa-metragem na 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O festival teve início no dia 18 de outubro e segue até o próximo dia 31 deste mês, na capital paulista.

O primeiro deles é dirigido por José Barahona, cineasta português radicado no Brasil, e se chama “Alma Clandestina”. O documentário retrata a luta de Maria Auxiliadora Lara Barcellos, que foi militante política durante a ditadura militar brasileira, ao longo dos anos 1960, e acabou se exilando em Berlim. Após ser presa e torturada no Brasil, ela viajou para a capital alemã e se matou em 1976. Nesta 42ª Mostra, o filme ainda será exibido nos dias 29, 30 e 31 de outubro.

O outro longa-metragem do canal é “Fabiana”, da diretora Brunna Laboissière. Neste documentário, é mostrada a história de uma mulher transexual que circulou pelas estradas brasileiras por mais de 30 anos. Em tom de road movie, a cineasta acompanha a última viagem da personagem, que pretende se aposentar logo na sequência das filmagens. Antes de chegar à 42ª Mostra, o filme já foi exibido, neste ano, no Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, e na mostra paralela “Festival dos Festivais”, do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

 

Por Belisa Figueiró

One thought on “CINEBRASiLTV traz dois documentários para a Mostra de Cinema de São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.