Spike Lee tem seus filmes reunidos em mostra

A mostra Acorde! O Cinema de Spike Lee pretende reapresentar ao público um dos mais importantes e urgentes cineastas contemporâneos. Com um cinema extremamente atual e um discurso inclusivo, Spike Lee aborda,em sua filmografia, uma visão particular da diversidade racial urbana. A mostra exibirá um recorte de 22 filmes e quatro videoclipes que representam diferentes momentos da carreira do cineasta nos CCBB Rio de Janeiro (07/11 a 26/11), CCBB São Paulo (7/11 a 3/12) e CCBB Brasília (20/11 a 09/12). A maioria das sessões tem entrada franca.

Acorde! O Cinema de Spike Lee, que tem curadoria de Jaiê Saavedra, mostrará alguns dos títulos mais recentes do cineasta, porém pouco vistos nas salas de cinema brasileiras, e alguns de seus melhores trabalhos para a televisão, como os documentários Kobe Doin’ Work (2009), filmado com 30 câmeras, e Michael Jackson’s Journey from Motown to Off the Wall (2016). Michael Jackson também é a estrela de um dos videoclipes da mostra – They Don’t Care About Us –, gravado no Rio de Janeiro e em Salvador. Quatro filmes clássicos serão exibidos em 35mm: Mais e Melhores Blues (1990), Febre da Selva (1991), Malcolm X (1992) e A Última Noite (2002). Faça a Coisa Certa (1989), primeiro sucesso de Lee no Brasil, terá uma sessão inclusiva com audiodescrição, legendase LIBRAS.

A Mostra é também uma forma de celebrar o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) e uma oportunidade do público ter um panorama da obra do mais atuante cineasta afro-americano, que conquistou este ano o Grande Prêmio do Júri e Menção Especial do Prêmio Júri Ecumênico, no Festival de Cannes, e o Prêmio do Público, no Festival de Locarno, com Infiltrado na Klan (estreia nacional prevista para 22 de novembro).

Ao demonstrar para Hollywood o potencial de um cinema negro junto ao público amplo, Spike Lee saiu da condição duplamente marginalizada de cineasta independente e negro, fazendo dos black films parte da grande indústria do cinema americano. Após o sucesso do seu primeiro lançamento comercial, a comédia Ela Quer Tudo (She’s Gotta Have It, 1986), que marcou também a estreia de Spike Lee como ator, ele abriu a sua companhia produtora – 40 acres and a Mule Filmworks (o nome é inspirado em uma promessa não cumprida de políticos a escravos recém-liberados depois da Guerra Civil americana). Um período de intensa criatividade veio a seguir, com filmes como Faça a Coisa Certa (1989), Mais e Melhores Blues (1990), Malcolm X (1992) Febre na Selva (1991), colocando o diretor entre os grandes nomes do cinema mundial. Surpreendentemente, mesmo tendo alcançado a condição de um cineasta mainstream, Spike Lee nunca deixou de considerar a si mesmo um cineasta negro e independente. Com A Hora do Show (2001), uma crítica feroz à forma como Hollywood e a TV dos Estados Unidos tratavam os negros, ele consolidou definitivamente a sua posição como um dos grandes realizadores do século. Spike já trabalhou com diversas estrelas e gosta de repetir no elenco de seus filmes nomes como Denzel Washington (que encarnou Malcolm X), John Turturro, Samuel L. Jackson e Michael Imperioli. Em 2016, Lee ganhou um Oscar Honorário mas não foi à cerimônia para marcar sua posição em um momento em que se discutia a falta de indicações de pessoas negras ao prêmio.

A mostra contará com um debate com o curador, o crítico de cinema e professor Juliano Gomese, a professora e pesquisadora Janaína Oliveira, no encerramento, 26 de novembro (segunda-feira). Janaína Oliveira ainda ministrará uma aula sobre o cinema de Spike Lee, no dia 17 de novembro. Os dois eventos são gratuitos, com senhas distribuídas uma hora antes do início. Além de catálogo produzido especialmente para a Mostra, que será dado aos espectadores que tiverem ingressos de cinco sessões.

A programação completa da mostra pode ser conferida no site www.bb.com.br/cultura.

 

Mostra Acorde! O Cinema de Spike Lee
Data: 
7 a 26 de novembro (CCBB RJ), 7  de novembro a 3 de dezembro (CCBB SP) e 20 de novembro a 9 de dezembro (CCBB DF)
Ingressos: R$ 10 e R$5 (meia entrada). Entrada gratuita em algumas sessões (as senhas serão distribuídas 1h antes do início da sessão)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.