Curso online e gratuito do roteirista Marcelo Lima ensinará as ferramentas básicas da escrita de roteiro para HQs e Audiovisual

Começa neste sábado, 3 de outubro, a Pequena Oficina de Dramaturgia, um curso online e gratuito que visa apresentar as ferramentas básicas da escrita de roteiro para séries, filmes, jogos digitais e histórias em quadrinhos. O objetivo do projeto é democratizar o acesso ao conhecimento sobre escrita de roteiros e possibilitar uma formação inicial para roteiristas aspirantes.

O projeto é composto por 8 videoaulas sobre tópicos como Logline, Storyline, indicações de bibliografia, dentre outros. São mais de 3 horas de conteúdo e cerca de 200 slides que ilustram e exemplificam os conceitos e ferramentas tratados em cada videoaula.

As videoaulas poderão ser assistidas a partir das 13h do dia 3 de outubro (sábado), no canal de Youtube da Funceb (Fundação Cultural do Estado da Bahia) e no site https://www.marceloroteiros.com/pequenaoficina. Também no site do projeto é possível baixar os slides e outros conteúdos para estudo, como roteiros e artigos.

A Pequena Oficina de Dramaturgia é criada e ministrada pelo roteirista e professor Marcelo Lima e tem apoio de edição da artista visual Milena Abreu. O projeto foi aprovado pelo edital Calendário das Artes 2020 – 8ª edição, da Fundação Cultural do Estado da Bahia, entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado.

Marcelo Lima é Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBa), com pesquisa nas áreas de Dramaturgia, Serialidade, Animação e Transmídia. É professor de roteiro para HQs e audiovisual na Estação do Drama (UFBa), narrAtiVas (Benditas) e na Pequena Oficina de Dramaturgia (Funceb/Calendário das Artes). Atua como roteirista de histórias em quadrinhos, ficção seriada e documentário. Escreveu a série de interprogramas animados “Auts” (PlayKids); cocriou e escreveu a série animada “Pequenos Narradores”, em produção para a TV Aratu; é cocriador e roteirista da série “Galera da Praia” (Griot Filmes/Projeto Tamar), em produção para a ZooMoo; é cocriador e roteirista da série animada “Malika”, fantasia baseada na mitologia africana, em desenvolvimento no Núcleo Criativo Griot Filmes, financiado pelo PRODAV 03. Foi roteirista da série animada “Beliche Voador” (Plot Kids/SC) e da série documental “Formula Dreams” (Story Productions/SP).

5 thoughts on “Curso online e gratuito do roteirista Marcelo Lima ensinará as ferramentas básicas da escrita de roteiro para HQs e Audiovisual

  • 2 de janeiro de 2021 em 23:04
    Permalink

    Queria aprender e melhorar meu dom artistica.

    Resposta
  • 21 de fevereiro de 2021 em 08:39
    Permalink

    Quando terá o curso novamente… quero aperfeiçoar meus conhecimentos.
    Aty.
    Carlos Leal

    Resposta
  • 25 de fevereiro de 2021 em 00:48
    Permalink

    Informações do curso de roterista

    Resposta
  • 20 de março de 2021 em 12:35
    Permalink

    Sou atriz e modelo iniciante,
    Porém peguei gosto pra escrever ,
    E crio histórias,por isso gostaria
    de me aperfeiçoar e ingressar
    nessa área

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.