Ciclo de conferências Audiovisual sem Fronteiras discute a contribuição do audiovisual na educação

O Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (ICAB) e o Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (Forcine) dão continuidade ao projeto Audiovisual sem Fronteiras, ciclo de conferências sobre o desenvolvimento e a cultura audiovisual no Brasil e no mundo. As últimas conferências do ano, que propõem o diálogo a partir de diferentes olhares, aspectos e desafios da indústria criativa, serão realizadas nos dias 24 de novembro e 8 de dezembro, às terças, às 16h, via Zoom. As inscrições para participar do evento são gratuitas e as transmissões serão realizadas ao vivo nos idiomas português e espanhol, além de tradução em Libras.

Na próxima terça-feira (24), a 3ª conferência do ciclo terá como tema “O Audiovisual como Instrumento de Educação e Formação”. O painel irá abordar como o audiovisual na cultura de convergência e o compartilhamento de conhecimento através das imagens em movimento tem contribuindo para o aprendizado, a interpretação, a visão crítica e reflexiva no contexto educacional envolvendo estudantes, professores, famílias.

O painel contará com a participação de Cezar Migliorin, professor do departamento de cinema e vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF) e psicoterapeuta; Inmaculada Concepción Carpe Pérez, artista visual e professora de animação da Universidade da Dinamarca; José Brito, gerente geral do Canal Futura; e Josi Campos, coordenadora do Videocamp. Com mediação de Cíntia Langie, cineasta e professora de cinema da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), os convidados farão reflexões sobre a temática, tendo como foco a inclusão do cinema e do audiovisual na pauta educacional, o pensamento acadêmico, social e de mercado, e os desafios para educadores, exibidores e realizadores. A coordenação acadêmica é de Alessandra Meleiro, pós-doc em Film Studies e presidente do Forcine.

O ciclo de conferências Audiovisual sem Fronteiras conta com apoio institucional da Brasil Audiovisual Independente (BRAVI), do Laboratório de Tradução Audiovisual da Língua de Sinais (LATRAVILIS/DPsi/UFSCar) e do Animated Learnig Lab da Dinamarca.

Para participar, realizadores, estudantes, pesquisadores e demais agentes da cultura e da indústria criativa podem se inscrever gratuitamente através do link https://forms.gle/iZWfWAM4BrRrKq6W9. O ciclo Audiovisual sem Fronteiras emite certificado de participação para os inscritos.

No dia 8 de dezembro, a 4ª e última conferência do ano terá como tema “O que vem depois? Tendências para o audiovisual no mercado e na educação.” Convidados e mais informações sobre o painel serão anunciados em breve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.