Mostra online reúne 14 filmes da Polônia

De 5 a 18 de novembro, a Mostra de Cinema Polonês contempla longas inéditos no Brasil, como Pilsudski e Diversão Pesada, indicados ao prêmio de melhor filme no Polish Film Festival, em 2018 e 2019, respectivamente, Sou um Assassino, vencedor do Silver Lions do mesmo festival, em 2016, e 53 Guerras, filme de estreia da diretora Ewa Bukowska.

A programação, disponível no site oficial do evento (www.mostradecinemapolones.com.br), inclui também sucessos do cinema polonês, como Supernova, Corpus Christi, A Atração, A Torre – Um Dia Brilhante, A Filha de um Treinador, A Última Família, Doce Entardecer na Toscana, entre outros. Os filmes poderão ser assistidos na plataforma de streaming Spcine Play, https://www.spcineplay.com.br.

A primeira versão digital da Mostra de Cinema Polonês oferece um ponto de partida para um mergulho nesta cinematografia ainda desconhecida por grande parte do público brasileiro. Mas se o formato é outro, a qualidade da seleção não deixa nada a dever às edições anteriores.

Durante duas semanas, os cinéfilos terão acesso a filmes que tratam de questões da atualidade como: imigração, família, religião, condição da mulher na sociedade, entre outros importantes assuntos que refletem o mundo em que vivemos. A seleção traz um amplo olhar temático e diferentes gêneros, com foco nas protagonistas, nas divas do cinema nacional Krystyna Janda, Agata Kulesza e nos filmes realizados por cineastas mulheres.

Entre elas, Ewa Bukowska, com 53 Guerras (2018), que traz uma reflexão profunda sobre as tormentas emocionais de se viver a guerra mesmo longe do campo de batalha. Kinga Dębska, que assina a direção de Diversão Pesada (2018), um drama social sob o ponto de vista feminino em meio aos seus problemas pessoais e suas consequências. Outro sucesso presente de uma cineasta polonesa é Torre – Um Dia Brilhante (2017), longa de estreia de Jagoda Szelc, um thriller que transita entre o real e a ilusão. Com sua fábula musical, A Atração (2015) da diretora Agnieszka Smoczynska saiu-se vencedor do Prêmio do Júri do Festival de Sundance pelo “Design e Visão Única”. E o documentário Guczo (2020), dirigido por Maria Smarz Koczanowicz e lançado esse ano. A história retrata a trajetória do talentoso escultor polonês August Zamoyski, autor de grandes obras no Brasil, como “Nu”, no Museu de Arte Pampulha, em Belo Horizonte.

Entre os diretores, a mostra oferece a chance de assistir Corpus Christi (2019), de Jan Komasa, indicado ao Oscar 2020 de melhor filme internacional. Outra atração é Supernova, o primeiro longa do jovem Bartosz Kruhlik, que faz parte da nova geração de cineastas poloneses, egresso da famosa escola de cinema de Lódz, da qual saíram Wajda, Polanski e tantos outros cineastas históricos do país. E em Sou um Assassino, o público tem a oportunidade de assistir ao thriller policial de Maciej Pieprzyca, baseado numa história real sobre um serial killer dos anos 70.

Para quem se interessar pela história da Polônia, no dia da abertura, será exibido Pilsudski, dirigido por Michal Rosa, sobre o herói nacional responsável pela Independência na Polônia, em 1918. O filme vem de encontro às comemorações de 100 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre o Brasil e a Polônia. Vale destacar que o Brasil foi um dos primeiros países do mundo a prestar o reconhecimento do Estado polonês.

 

 Mostra de Cinema Polonês Online
Data:
5 a 18 de novembro
Local: www.mostradecinemapolones.com.br ou pela plataforma de streaming Spcine Play https://www.spcineplay.com.br (gratuito)
Observação: Alguns filmes estarão disponíveis apenas em dias específicos e com horários determinados e indicados no site oficial do evento. No primeiro acesso, será preciso fazer um cadastro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.