Inscrições abertas para o Festival Primeiro Plano

Estão abertas as inscrições para a 20ª edição do mais tradicional festival de cinema da Zona da Mata de Minas Gerais. Após o sucesso da edição comemorativa do Primeiro Plano, realizada em junho, é a vez do festival em seu modelo tradicional, com exibição de curtas e longas inéditos. O Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades vai acontecer entre os dias 22 e 27 de novembro. As inscrições de filmes para exibição já estão abertas e seguem até 20 de agosto.

Em razão da pandemia, o grupo de Cinéfilos Luzes da Cidade, que realiza o Primeiro Plano resolveu manter o modelo on-line do evento, que foi sucesso em 2020. A equipe acredita que ainda não é o momento de promover aglomerações, embora se mantenha urgente a necessidade de se manifestar através da arte.

Até o dia 20 de agosto os interessados em compor o festival poderão enviar seus trabalhos para análise. Serão recebidas inscrições de curtas de cineastas estreantes da região e dos países da América do Sul. Durante o festival, em novembro, estarão disponíveis, de forma on-line, em uma plataforma de stream, a exibição dos filmes, além de longas de estreia do Brasil e da América do Sul.

Na Mostra Competitiva Regional, os filmes selecionados concorrerão a um prêmio de R$ 10 mil. O vencedor ainda terá acesso a serviços de parceiros para a finalização de um novo curta, de até 20 minutos, que será exibido na edição 2022 do Primeiro Plano. Para participar desta mostra, o cineasta deverá ser residente de Juiz de Fora ou da Zona da Mata.

E na Mostra Competitiva Mercocidades o público-alvo são diretores estreantes de qualquer país da América do Sul.

Para ambas as categorias, os candidatos deverão preencher um formulário online, já disponível no site do evento. Poderão concorrer trabalhos finalizados a partir de janeiro de 2020, desde que não tenham como finalidade a divulgação de empresas e/ou instituições. A duração máxima da exibição, gravada em 35mm ou digital, não poderá passar dos 25 minutos.

No caso de apresentação do filme em DVD, este deverá ser entregue ou postado para a Avenida Itamar Franco, 728/503 – Centro de Juiz de Fora – CEP 36010-020, até o dia 20 de agosto.

Todas as informações e o edital completo estão disponíveis no site primeiroplano.art.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.