“Platamama”, documentário de Alice Riff

Uma família de bolivianos deixa para trás seu país, sua cultura e tradições, distanciam-se da Pachamama (deidade máxima dos povos indígenas dos Andes Centrais, uma divindade relacionada à terra, à fertilidade e ao feminino), em busca do deus que está nas grandes cidades, o deus dinheiro, “Platamama”. O documentário, dirigido por Alice Riff, acompanha esta família de imigrantes que vive em São Paulo e trabalha costurando roupas para grandes marcas.

O filme estreia dia 4 de agosto, exclusivamente no Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca, em São Paulo e, a partir do dia 5 de agosto, na plataforma de streaming Itaú Cultural Play e pode ser acessado em todo Brasil pelo site www.itauculturalplay.com.br, onde estarão disponíveis também outros filmes da diretora.

A partir de uma observação atenta ao cotidiano desta família, o filme se aproxima desta realidade da imigração recente de milhares de bolivianos que, invisibilizados, seguem uma vida vinculada ao trabalho exausitivo, exploratório, muitas vezes ilegal.

Os personagens de “Platamama” vivem sob uma condição de suspensão: não estão em sua terra de origem e também não estão em terra nenhuma, enquanto o sonho e o consumo são os únicos meios de escape possíveis da realidade.

O filme, que fez parte da seleção oficial da 21ª Mostra de Cinema de Tiradentes, é uma produção do Studio Riff, em coprodução com a Paideia Filmes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.