Premiado em Berlim, “Encontros”, de Hong Sang-soo chega aos cinemas

Dirigido por Hong Sang-soo, o novo longa do cineasta sul-coreano “Encontros” estreia nos cinemas nesta quinta-feira, dia 1 de setembro, nas cidades de São Paulo, Recife, Salvador, Aracaju, Porto Alegre, Belo Horizonte e Niterói, com distribuição da Pandora Filmes, depois de ganhar o prêmio de Melhor Roteiro, no Festival de Berlim de 2021.

Hong, que é conhecido pelos seus filmes intimistas e de humor peculiar, aborda novamente um tema que lhe é caro: os relacionamentos humanos, em especial, os amorosos, com uma narrativa dividida em partes. No primeiro, Young-ho (Shin Seok-ho), um jovem de 20 e poucos anos, pede à sua namorada Ju-won (Park Mi-so) que o espere num café, enquanto ele faz uma rápida visita a seu pai, um médico (Kim Young-ho). Este, por sua vez, está ocupado, atendendo a ator famoso (Ki Joo-bong).

Na segunda parte, Ju-won está morando em Berlim, onde estuda Moda, e lá, conhece uma artista plástica (Kim Min-hee, musa e parceira de Hong), amiga da mãe da jovem que a hospedará enquanto ela procura um lugar para morar. A pintora, diz a mãe, não tem muitos amigos, será bom ela ter alguém para conversar. Tempos depois, a jovem é surpreendida por uma visita de seu namorado.

Na última parte, de volta à Coreia, Young-ho encontra sua mãe (Yun-hee Cho) almoçando com o ator do primeiro segmento. Entre uma dose e outra de soju, uma bebida tipicamente coreana e sempre presente nos filmes do diretor, a conversa toma caminhos estranhos abordando, entre outras coisas, a arte de atuar e as paixões humanas.

O premiado roteiro de “Encontros” também é assinado por Hong, assim como a bela fotografia em preto-e-branco. Para o diretor, sua principal preocupação, no seu método de filmar, é que o elenco se mantenha fiel aos diálogos. Eles são livres para interpretar como quiserem, o mínimo necessário de instruções, deixando-os fazer como quiserem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.