CCBB recebe Mostra de Cinema Norueguês no RJ, DF e SP

Foto: “Amundsen”

Entre os dias 15 de setembro e 11 de novembro, as unidades do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) no Rio de Janeiro, em Brasília e em São Paulo vão sediar a terceira edição da Mostra de Cinema Norueguês. Fruto de uma parceria entre os CCBBs, a Embaixada Real da Noruega em Brasília e o Real Consulado Geral da Noruega no Rio de Janeiro, o evento apresentará um total de 26 filmes noruegueses contemporâneos, entre longas e curtas-metragens, filmes de ficção e documentários, em sessões gratuitas nas três cidades. Alguns deles serão exibidos pela primeira vez no Brasil.

A mostra conta com o apoio do Instituto Norueguês de Cinema (Norsk Filminstitutt), agência governamental responsável por incentivar a produção nacional dessa arte na Noruega. A indústria cinematográfica norueguesa tem crescido consideravelmente, e os filmes noruegueses, assim como seus diretores e produtores, têm ganhado reconhecimento e visibilidade no cenário internacional. Apesar disso, no Brasil, a divulgação do cinema norueguês ainda está em fase de crescimento.

Com esse projeto, a Embaixada da Noruega e o Consulado Geral da Noruega pretendem oferecer ao público brasileiro a oportunidade de conhecer a diversidade da indústria cinematográfica do seu país, de modo a promover sua aproximação com a cultura, os valores e o estilo de vida noruegueses.

A terceira edição da mostra inclui temáticas importantes para a Noruega, como questões humanitárias, oceanos, sustentabilidade e diversidade cultural.

Na programação, estão a biografia do explorador Amundsen e o premiado documentário A Travessia, sobre a perigosa jornada de um grupo de sírios em fuga da guerra e da perseguição no seu país, ambos com exibição única nas três cidades que irão receber a mostra. Outros destaques são Rumo a Oeste, A Escolha do Rei e O que as Pessoas Vão Dizer?.

A lista completa dos filmes pode ser conferida em bb.com.br/cultura.

 

Mostra de Cinema Norueguês
Data: 15 de setembro a 9 de outubro (Rio de Janeiro), 27 de setembro a 16 de outubro (Brasília) e 22 de outubro a 11 de novembro (São Paulo)

2 thoughts on “CCBB recebe Mostra de Cinema Norueguês no RJ, DF e SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.