Segunda temporada da série “Estados da Arte” chega ao Curta!

A segunda temporada de “Estados da Arte”, dirigida por Eduardo Goldenstein, chega ao Curta! com exclusividade, mostrando o trabalho e as reflexões de artistas do Norte e do Nordeste do Brasil. São pintores, escultores, artistas visuais, artesãos, costureiros de indumentárias folclóricas, fotógrafos, contadores de história, músicos populares, entre outros. Da exposição na Bienal de São Paulo ao barracão do Bumba-meu-boi, a série traz uma arte diversa, mas profundamente ligada com a cultura e a história de cada local.

O episódio de estreia, intitulado “Insurgências”, mescla a força e a resistência das artes indígena e quilombola, representadas respectivamente pelo artista plástico Jaider Esbell — falecido em novembro passado — e por Dona Irineia, escultora. Também traz as lendas, o colorido e o detalhismo das indumentárias utilizadas na celebração do Bumba-meu-boi do grupo cultural maranhense que mantém o Memorial Apolonio Melonio, composto por Mestre Abel, Meire Oliveira, Nadir Cruz e Marcio Vasconcellos, que exercem diferentes funções artísticas.

Ainda sobre insurgências, o episódio conta com reflexões sobre o corpo da mulher no contexto do patriarcado, conduzidas pela artista plástica Juliana Notari, que ficou conhecida pela obra “Diva” — uma enorme representação do órgão genital feminino exibida em uma colina em Água Preta, Pernambuco.

“Estados da Arte” é dividida em 13 episódios temáticos: Insurgências, Ancestralidade, Floresta, Alegorias, Fé e Religiosidade, Fabulações, Migrações, Corpos, Outras Geometrias, Grafismos, Materialidades, Pedagogias e Oralidades/Sonoridades. A estreia é na Terça das Artes, 13 de setembro, às 20h. No dia seguinte, está disponível no Curta!On – Clube de Documentários.

A série foi produzida pela Aion Cinematográfica e pela Caboré Produtores Associados, e viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.