Festival de Pirenópolis homenageia Vladimir Carvalho

Considerado um dos documentaristas mais importantes do cinema nacional, o paraibano Vladimir Carvalho será homenageado no Pirenópolis.Doc com um recorte de suas principais produções numa mostra especial. Em sua primeira edição, o festival acontece entre os dias 6 a 9 de agosto, no Cine Pireneus, na cidade de Pirenópolis, em Goiás.

Com a presença do próprio Vladimir Carvalho na mostra especial, foram escolhidos nove documentários com a proposta de ilustrar alguns dos caminhos tomados pelo cineasta em sua lida de 45 anos com o documentário. Além da exibição dos filmes, a mostra ainda contempla um debate após as sessões mediado pelo crítico e curador Carlos Alberto Mattos e lançamento do livro Jornal de Cinema, do próprio Vladimir.

A mostra abarca curtas e longas-metragens produzidos em todos os cantos do país, inclusive em Goiás. No filme Vila Boa de Goiaz, por exemplo, Vladimir mostra os diferentes personagens da Cidade de Goiás. Já no curta Paisagem Natural, o cineasta cria um sinfonia audiovisual sobre as belezas do Planalto Central. Ainda serão exibidos os curtas Quilombo, Mutirão, A Bolandeira e Perseghini, o único videoclipe do diretor Zum Zum – Com os Pés no Futuro e os dois longas-metragens Barra 68 – Sem Perder a Ternura e O Engenho de Zé Lins.

E, em comemoração aos 80 anos do cineasta, será lançado seu livro Jornal de Cinema, uma edição da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/ Festival É Tudo Verdade. Trata-se de uma coletânea de textos produzidos ao longo da carreira do documentarista. Muitos foram publicados em jornais, revistas e livros, outros são inéditos.

Os artigos focalizam aspectos históricos e atuais do cinema no nordeste; o cinema realizado em Brasília; perfis de personalidades importantes do cinema sob a perspectiva da experiência de convívio com Vladimir; resenhas críticas sobre filmes brasileiros e ensaios sobre a própria produção cinematográfica. Há ainda um texto sobre o seu filme em fase de edição: Cícero Dias, além de artigos sobre dois curtas: Paisagem Natural e Pedra da Riqueza.

O Pirenópolis.Doc exibirá um mosaico de produções em longa, média e curta-metragem divididos em Mostra Infantil, Mostra Competitiva Nacional, Mostra Regional e Mostra Especial. Para a mostra competitiva, foram escolhidos 27 filmes produzidos em 11 Estados, de um universo de 486 produções inscritas.

O destaque entre os filmes selecionados fica por conta de Goiás, com nove documentários, seguido por São Paulo (quatro filmes), Pernambuco (três), Rio de Janeiro (três), Ceará (dois) e um do Mato Grosso do Sul, Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Manaus. Além disso, três coproduções internacionais Brasil-Alemanha, Brasil-Cuba a e Brasil-Inglaterra também participam da programação, que pode ser conferida no site do evento, www.pirenopolisdoc.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.