Festival Pan-Amazônico de Cinema prorroga prazo de inscrições

As inscrições de filmes para as mostras competitivas do Festival Pan-Amazônico de Cinema – Amazônia FiDOC 2022 foram prorrogadas até 20 de setembro.

As obras dos gêneros documentário ou ficção serão selecionadas pelos curadores para compor a 8ª edição, a ser realizada de 10 a 17 de novembro, em Belém. Os realizadores, brasileiros e estrangeiros, devem acessar a Plataforma FilmFreeway e seguir as instruções de cadastro e upload de arquivos. O regulamento completo pode ser acessado no site www.amazoniadoc.com.br. Em 2022, a grande novidade é o retorno das produções ficcionais à grade de filmes e também das ações presenciais.

Podem ser inscritas obras finalizadas a partir de 1º de janeiro de 2020 e que tenham cópia de exibição em formato de acordo com as especificações técnicas previstas no regulamento, de autoria de realizadores de todos os países da Pan-Amazônia – Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.

Não serão aceitos filmes já exibidos ou em exibição no circuito comercial, bem como filmes disponíveis em links abertos (YouTube, Vimeo ou equivalentes). Outro impedimento diz respeito às produções realizadas fora do estado do Pará, que deverão ser inéditas em mostras competitivas no Pará.

As obras selecionadas serão divulgadas no site do Festival até o dia 20 de outubro, podendo esse prazo ser prorrogado. A seleção da obra também será notificada ao realizador através da Plataforma FilmFreeway. E, em momento posterior, serão informadas as datas e locais de exibição presencial em Belém.

A programação terá duas exibições principais: a “Mostra Competitiva Pan-Amazônica”, com filmes produzidos ou coproduzidos por autores de quaisquer dos nove países da região, e a “Mostra Competitiva Amazônia Legal”, direcionada a filmes produzidos nos estados brasileiros que compõem o território amazônico no Brasil.

Cada uma dessas mostras terá duas categorias, ficção e documentário. E cada categoria será dividida em duas metragens: uma de curtas e média-metragens (filmes com até 51 minutos) e outra apenas para longa-metragem (filmes com mínimo de 52 minutos). Com isso, no total serão quatro disputas para cada mostra competitiva: documentários de curta e média-metragem e documentários longa-metragem; e ficção de curta e média-metragem e ficção longa-metragem.

Serão premiados, em cada categoria, o melhor filme pelo critério do júri, melhor filme pelo voto popular e um prêmio de honra ao mérito para ambas as categorias, de acordo com o júri oficial, em novembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.