Mostra reúne filmes dos irmãos Dardenne

Duas vezes premiados com a Palma de Ouro do Festival de Cannes e considerados pela crítica internacional como dos mais importantes nomes do cinema contemporâneo, os diretores, roteiristas e produtores belgas Luc Dardenne (1954) e Jean-Pierre Dardenne (1951) ganham uma inédita retrospectiva no Centro Cultural Banco do Brasil. Cinema Humanista – Irmãos Dardenne acontece de 10 a 29 de fevereiro, em Brasília, e a partir do dia 17 nas unidades do CCBB em São Paulo e no Rio de Janeiro. A curadoria é da cineasta Caru Alves de Souza, vencedora do Festival do Rio, com o filme De Menor. A diretora participa de debates com os críticos Cid Nader e Marcelo Miranda, no dia 15, com entrada franca (sujeita à lotação do espaço), em Brasília, e, em São Paulo, no dia 2 de março, com o crítico Sérgio Rizzo.

Criadores de um estilo próprio, marcado pelo naturalismo, despojamento estético, ausência de trilha sonora e a câmera muito próxima dos atores, Luc e Jean-Pierre Dardenne trabalham com um minimalismo narrativo, sem concessões para o espectador, tendo se tornado mestres do drama social.

O festival vai exibir um total de 22 filmes. Estão presentes todos os títulos que consagraram os cineastas, como a sequência de premiados no Festival de Cannes, composta por A Promessa’(1996), que conquistou o prêmio da Confederação Internacional de Cinemas de Arte e Ensaio; Rosetta’(1999), vencedor da Palma de Ouro; O Filho (2002), laureado com o prêmio de melhor ator e com o prêmio do júri ecumênico; A Criança (2005), sua segunda Palma de Ouro; O Silêncio de Lorna (2008), eleito melhor roteiro; O Garoto de Bicicleta (2011), Grande Prêmio do Júri; e Dois Dias, Uma Noite (2014), outro prêmio do júri ecumênico. Este último, rendeu a Marion Cotillard nada menos que oito premiações como melhor atriz.

A produção documental de Luc e Jean-Pierre Dardenne, de rara circulação e inédita no Brasil, é um dos grandes atrativos da mostra. Realizados no período de 1979 a 1983, os filmes abordam questões como a vida de exilados (Lições de uma Universidade Voadora), lembranças de uma greve geral (Quando o Barco de Léon M. Desceu o Rio Meuse pela Primeira Vez), um jornal clandestino escrito por trabalhadores (Dar Fim à Guerra, os Muros Precisam Cair), rádios livre na Europa (R… sem Resposta) e o escritor e dramaturgo belga Jean Louvet (Olhe para Jonathan/Jean Louvet, sua Obra).

E a mostra também contemplará a frutífera carreira dos Irmãos Dardenne como produtores de longas dirigidos por nomes expressivos, como À Procura de Eric (2009), do britânico Ken Loach, e Além das Montanhas (2012), do romeno Cristian Mungiu – ambos premiados em Cannes. Também estão programados Madonas (2007), da alemã Maria Speth, que rendeu o prêmio de melhor atriz para Sandra Hüller, no Festival Internacional de Mar Del Plata; Ferrugem e Osso (2012), dirigido pelo francês Jacques Audiard e estrelado por Marion Cotillard, eleito melhor filme no BFI – Festival de Cinema de Londres; e O Diário de Uma Camareira (2015), do também francês Benoît Jacquot e estrelado por Léa Seydoux.

A programação completa está no site bb.com.br/cultura.

 

Cinema Humanista – Irmãos Dardenne
Datas: de 10 a 29 de fevereiro, em Brasília; de 17 de fevereiro a 7 de março, em São Paulo e Rio de Janeiro
Locais: Centro Cultural Banco do Brasil – Brasília – SCES Trecho 2, Lote 22 – Asa Sul – Brasília – DF – (61) 3108.7600; Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo – Rua Álvares de Azevedo 112 – Centro – São Paulo – SP – tel (11) 3113.3651

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.