“O Grande Irmão”, documentário de Camilo Tavares
“O Grande Irmão”, uma coprodução entre o Canal Brasil, Globo Filmes e Globonews, chega aos cinemas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Distrito Federal, Salvador e Porto Alegre, no dia 8 de setembro. O documentário dirigido por Camilo Tavares discute as consequências da violência de Estado e a consolidação da Democracia no Brasil e na América Latina através de uma análise sobre a ditadura chilena.
Com rico material de arquivo do golpe de estado que o Chile enfrentou e do regime ditatorial de 17 anos, “O Grande Irmão” expõe documentos secretos e confidenciais de entidades como Itamaraty, Embaixada Brasileira no Chile, CIA e Casa Branca.
O filme conta ainda com depoimentos de historiadores, vítimas da violência de Estado e nomes importantes do contexto político sul-americano da época, como: Delfim Netto (Ministro da Fazenda no governo Médici), Almino Afonso, José Serra, Orlando Sáenz (Ministro da Fazenda do Chile no governo Pinochet), Peter Kornbluh (National Security Archives – Washington) e o cineasta chileno Patrício Guzmán.
Pingback: “O Grande Irmão”, documentário de Camilo Tavares – Revista de Cinema – Revista de Cinema – Portal de Notícias