Canal Curta! celebra 11 anos com estreias exclusivas e Maratona da Consciência Negra

Em novembro, mês em que comemora seus 11 anos, o canal Curta! traz para seus assinantes uma programação recheada de conteúdos inéditos e exclusivos e uma maratona com produções relevantes para celebrar o Dia da Consciência Negra. A primeira delas é “Índio Cor de Rosa Contra a Fera Invisível: A Peleja de Noel Nutels”, de Tiago Carvalho, que vai ao ar dia 8, às 19h. O documentário apresenta a jornada do médico Noel Nutels, apelidado de “Índio Cor de Rosa”, devido ao seu compromisso com as comunidades indígenas brasileiras. Entre as décadas de 1940 e 1970, Nutels foi um dos primeiros a denunciar o genocídio em andamento contra os povos indígenas. Sua coragem política ressoou ao testemunhar na CPI do Índio, na Câmara dos Deputados, em 1968, enfatizando a ganância por terras e recursos naturais como causas da violência contra os povos originários.

Dia 17, às 23h, estreia a série inédita e exclusiva “A Ética do Silêncio” (foto), que, em cinco episódios, traz à tona o passado, a cultura e a identidade dos afrodescendentes, apagados de forma sistemática pela história oficial. Apresentada pelo diretor, Joel Zito Araújo, a produção se utiliza dos recursos do gênero documental – com depoimentos de especialistas no tema – e de performances de atores e cenas de filmes que ajudam na narrativa.

Inédito na televisão, o documentário “Rio, Negro”, com exibição dia 24, às 21h, revela como a população negra construiu sua história no Rio de Janeiro, uma cidade “marcada por disputas entre elites brancas”. O filme traz depoimentos de historiadores, líderes religiosos, além do jornalista Haroldo Costa e do carnavalesco Leandro Vieira, que, em depoimento para o filme, diz que tudo no carnaval é dotado de uma sabedoria africana, “tudo isso de alguma forma é uma insistência na ancestralidade”. A direção é de Fernando Sousa e Gabriel Barbosa.

Dividido em duas partes, o documentário inédito e exclusivo “Dinheiro Sujo: Por Dentro da Economia Nazista” conta como os nazistas desencadearam a Segunda Guerra Mundial com recursos limitados. A obra estreia no dia 10, às 21h, com direção de Gil Rabier e produção da ARTE France e da Gogogo Films. Dia 20, também às 21h, será exibido o curta-metragem “Sérgio Ricardo AKA João Lutfi”, de Marcia Derraik, que narra a vida do multifacetado João Lutfi, conhecido como Sérgio Ricardo. Também sobre músicos, “The Rolling Stones: Crossfire Hurricane”, de Brett Morgen, revela a jornada da icônica banda desde sua paixão pelo blues nos anos 60 até se tornar realeza do rock, com imagens de arquivo e depoimentos exclusivos. A produção inédita e exclusiva estreia dia 27, às 23h.

E, como já é tradição, o Curta! traz a Maratona da Consciência Negra, reunindo 26 conteúdos relativos ao tema que serão apresentados ao longo do final de semana, comemorando antecipadamente o 20 de novembro. Como destaque, será exibido, no dia 18, às 22h, “Maya Angelou: Ainda me levanto” e, no dia 19, às 17h, “Toni Morrison – Os Fantasmas da América”.

No CurtaOn – Clube de Documentários será disponibilizada uma pasta especial com 70 conteúdos entre filmes e episódios de séries relacionados à temática, incluindo: “Melvin Van Peebles: O Nascimento de um Herói Negro”, “Meu Amigo Fela”, “Teatro Experimental do Negro” e “Caminho dos Orixás”. A seleção vai estar disponível na Claro TV+ e no site oficial do CurtaOn.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.