“Três Tigres Tristes”, de Gustavo Vinagre, chega ao circuito comercial
Após uma jornada de seis anos repleta de desafios e reviravoltas, o esperado “Três Tigres Tristes” está pronto para sua estreia nas telonas dos cinemas brasileiros. O longa-metragem de Gustavo Vinagre, que venceu o Teddy Award de Melhor Filme no Festival de Berlim em 2022, nos oferece uma visão única e emocionante de período turbulento do Brasil e chega aos cinemas no dia 30 de novembro pela Olhar Distribuição.
A primeira faísca de inspiração para “Três Tigres Tristes” surgiu em 2016, quando o diretor Gustavo Vinagre imaginou três jovens personagens que perambulavam por São Paulo. Mas, ao longo de seis anos, o filme passou por várias alterações de roteiro, um golpe de Estado, um governo presidido por um líder fascista, o declínio da cultura brasileira e uma pandemia global.
Gustavo sempre almejou criar uma narrativa que combinasse ternura com um toque de inocência agridoce, uma visão transformada em uma necessidade profunda diante dos acontecimentos do mundo. “Três Tigres Tristes” é uma obra que evoca uma aura de inocência, com influências de filmes como “Tampopo”, “Hausu”, “Harold and Maude” e o brasileiro “Dança dos Bonecos”.
O filme se tornou um road movie a pé, à procura de algo que não é claramente definido, mas aberto a encontros inesperados. No elenco, Jonata Vieira, Isabella Pereira e Pedro Ribeiro, atores talentosos que estreiam no cinema. Eles foram descobertos através das redes sociais, após um processo de quase um ano e meio de encontros virtuais, compartilhando experiências e filmes.
“Três Tigres Tristes” tem no elenco Cida Moreira, composições de Marco Dutra e Caetano Gotardo, e e participações de Julia Katharine, Gilda Nomacce, Majeca Angelucci e Carlos Escher. A obra também apresenta os quadros e desenhos de Gabriel Pessoto, colaborador de longa data do diretor, que é a arte do personagem Pedro no filme.