Brasil fica fora dos pré-indicados ao Oscar, mas Almodóvar, Maite Alberdi e Lila Avilés representam os latinos

Foto: “A Memória Infinita”, de Maite Alberdi

Por Maria do Rosário Caetano

O Brasil ficou sem vagas entre os pré-indicados a melhor filme estrangeiro (“Retratos Fantasmas”, de Kleber Mendonça), a longa documental (“Elis e Tom”, “ Incompatível com a Vida” e “Samuel e a Luz”), a curta documental (“Mãri Hi – A Árvore da Vida”) e a curta live-action (“Big Bang”). Como ainda não saíram os candidatos a melhor longa de animação, continuam em estado de espera o brasileiro “Perlimps”, de Alê Abreu, e o espanhol (com protagonista brasileiro e destaque para a língua portuguesa), “Atiraram no Pianista”, de Trueba e Mariscal, recriação da trágica morte do músico Tenório Jr.

As pré-listas divulgadas, nessa quinta-feira, 21 de dezembro, pela Academia de Arte e Ciências Cinematográficas de Los Angeles, confirmam o favoritismo (categoria melhor filme internacional) do britânico “Zona de Interesse”, de Jonathan Glazer, secundado pelo finlandês  “Folhas de Outono”, o japonês “Dias Perfeitos”, o italiano “Eu Capitão”, o mexicano “Tótem” e o francês “A Paixão de Dodin Buffant”. Este, cacifado pela oscarizada Juliette Binoche, que encabeça o elenco ao lado de Benoît Magimel. E por seu diretor, o vietnamita Trang Anh Hung, já indicado, décadas atrás, pelo também “culinário movie”, “O Cheiro da Papaia Verde”.

Entre as produções internacionais,  que lutam pela famosa estatueta careca e assexuada, há que se registrar o grande crescimento do espanhol “A Sociedade da Neve”, que além de vaga para seguir em frente nessa categoria, marca presença em vários quesitos técnicos. O filme de J.A. Bayona, sobre o acidente na Cordilheira dos Andes, que vitimou muitos integrantes da seleção de rúgbi do Uruguai, está em cartaz nos cinemas brasileiros e vem recebendo boas críticas internacionais. E bombou entre os finalistas aos Prêmios Goya, de Espanha. Lidera a competição junto com “20 Mil Espécies de Abelha”, da basca Estibaliz Urresola Solagurem (15 indicações). São 13 as categorias destinadas ao ‘disaster movie’ filosófico de Bayona.

A América Latina marca presença nessa prévia do Oscar com duas diretoras, que veem causando sensação – a chilena Maite Alberdi, que pode conquistar a estatueta de melhor longa documental com o fascinante “A Memória Infinita”, e a mexicana Lila Avilés, com chances medianas por seu novo longa, “Tótem”. É dela o tocante “A Camareira”, lançado no circuito de arte brasileiro.

No terreno do melhor filme internacional, algumas curiosidades: o pequeno Butão, plantado no Himalaia, volta a sorrir com o reconhecimento da Academia para mais um filme de Pawo Chounig Dorji. Sim, aquele que chegou a finalista, pouquíssimos anos atrás, com o encantador “A Felicidade das Pequenas Coisas”. Agora, Pawu cavou vaga entre os 15 semi-finalistas com “The Monk and the Gun” (“O Monge e o Fuzil”).

As geladas Islândia e Dinamarca figuram na “lista dos 15” com dois filmes históricos. A pequena ilha é cenário do impressionante “Terra de Deus”, de Hlynur Pálmason, sobre um padre cuja missão consiste em erguer igreja e oficiar missas em região muito, mas muito, hostil. Filmaço, além de tudo muito perturbador e de narrativa imprevisível. Da pátria de Dreyer chega “A Terra Prometida”, de Nikolaj Arcel, com o astro nórdico Mads Mikkelsen (“A Caça”).

A África do Magreb brilha com dois filmes: o tunisiano “Four Daughters”, de Kaouther Ben Hania, e o marroquino “The Mother of All Lies”, de Asmae El Moudir. O primeiro, registre-se, está pré-indicado também como melhor longa documental. Mesma condição do ucraniano “20 Dias em Mariupol”, de Mstyslav Chernov.

Com a Rússia fora do páreo (sob boicote, por causa da Guerra da Ucrânia), outra ex-república soviética marca rara presença na disputadíssima categoria de filme internacional: a Armênia, com “Amerikatsi”, de Michael A. Goorjian.

A Espanha tem dois filmes entre os pré-finalistas. Além do badaladíssimo (pela Netflix, sua produtora) “A Sociedade da Neve” (falado 100% em espanhol e com elenco latino), o manchego Pedro Almodóvar cravou vaga com o curta-metragem (na verdade um média) ficcional “Estranha Forma de Vida”, western homoafetivo protagonizado pelo chileno Pedro Pascal e pelo estadunidense Ethan Hawke.

Dos grandes, imensos, ficou de fora o turco “Ervas Secas”, de Nuri Bilge Ceylan. Será que um dia Hollywood reconhecerá o grande cinema do filho da Anatólia?

A Academia norte-americana divulgou, também, os pré-finalistas nas categorias efeitos visuais, som, maquiagem, trilha sonora, música original, curta de ficção, curta de animação e curta documental. Eis os pré-qualificados:

FILME INTERNACIONAL

  • “Zona de Interesse”, de Jonathan Glazer (Reino Unido)
  • “Folhas de Outono”, de Aki Kaurismaki (Finlândia)
  • “Tótem”, de Lila Avilés (México)
  • “A Sociedade da Neve”, de J.A. Bayona (Espanha),
  • “La Passion de Dodin Bouffant”, de Trang Anh Hung (França)
  • “Eu Capitão”, de Matteo Garrone (Itália)
  • “Dias Perfeitos”, de Wim Wenders  (Japão)
  • “Terra de Deus”, de Hlynur Pálmason (Islândia)
  • “A Terra Prometida”, de Nokolaj Arcel (Dinamarca)
  • “The Monk and the Gun”, de Pawo Chouning Doiji (Butão)
  • “The Teachers’ Loung”, de Ilker Çatak (Alemanha)
  • “The Mother of All Lies”, de Asmae El Moudir (Marrocos)
  • “Amerikatsi”,  de Michael A. Goorjian (Armênia)
  • “Four Daughters”, de Hania Kaouther (Tunísia)
  • “20 Dias em Mariupol”,  de Mstyslav Chernov (Ucrânia)

DOCUMENTÁRIOS (LONGA)

  • “A Memória Infinita”, de Maite Alberdi (Chile)
  • “Still: A Michael J. Fox Movie”, de David Guggenheim (EUA)
  • “American Symphony”, de Matthew Heinemann (EUA)
  • “Bobi Wine: O Presidente do Povo”, de Moses Bwayo e Christopher Sharp (Uganda-EUA)
  • “Desperate Souls, Dark City and the Legend of Midnight Cowboy”, de Nancy Buirski (EUA)
  • “Four Daughters”, de Hania Kaouther (Tunísia)
  • “Pierre Feuille Pistolet” (In the Rearview), de Maciel Hamela (Polônia, Ucrânia, França)
  • “Marcados: A História do Racismo nos EUA”, de Roger Ross Williams (EUA)
  • “A Still Small Voice”, de Luke Lorentzen (EUA)
  • “32 Sounds”, de Sam Green (EUA)
  • “To Kill a Tiger”, de Nisha Pahuja (Canadá-India)
  • “20 Days in Mariupol”, de Mstyslav Chernov (Ucrânia)
  • “Apolonia, Apolonia”, de Lea Glob (Dinamarca e Polônia)
  • “Além da Utopia”, de Madeine Gavin

DOCUMENTÁRIO (CURTA)

  • The ABCs of Book Banning
  • The Barber of Little Rock
  • Bear
  • Between Earth & Sky
  • Black Girls Play: The Story of Hand Games
  • Camp Courage
  • Deciding Vote
  • How We Get Free
  • If Dreams Were Lightning: Rural Healthcare Crisis
  • Island in Between
  • The Last Repair Shop
  • Last Song from Kabul
  • Nǎi Nai & Wài Pó
  • Oasis
  • Wings of Dust

CABELO E MAQUIAGEM

  • Beau Tem Medo
  • Ferrari
  • Gold
  • Assassinos da Lua das Flores
  • A Última Viagem de Demeter
  • Maestro
  • Napoleão
  • Oppenheimer
  • Pobres Criaturas
  • A Sociedade da Neve

TRILHA SONORA ORIGINAL

  • American Fiction
  • American Symphony
  • Barbie
  • O Menino e a Garça
  • A Cor Púrpura
  • Elementos
  • Os Rejeitados
  • Indiana Jones e o Chamado do Destino
  • Assassinos da Lua das Flores
  • Oppenheimer
  • Pobres Criaturas
  • Saltburn
  • A Sociedade da Neve
  • Homem-Aranha: Através do Aranhaverso

CANÇÃO ORIGINAL

  • “It Never Went Away”, de American Symphony
  • “Dear Alien (Who Art In Heaven)”, de Asteroid City
  • “Dance The Night”, de Barbie
  • “I’m Just Ken”, de Barbie
  • “What Was I Made For?” , de Barbie
  • “Keep It Movin’”, de A Cor Púrpura
  • “Superpower (I)” , de A Cor Púrpura
  • “The Fire Inside”, de Flamin’ Hot
  • “High Life” , de Flora and Son”
  • “Meet In The Middle” from Flora e Filho
  • “Can’t Catch Me Now” de Jogos Vorazes – A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes
  • “Wahzhazhe (A Song For My People)”, de Assassinos da Lua das Flores
  • “Quiet Eyes”, de Vidas Passadas
  • “Road To Freedom”, de Rustin
  • “Am I Dreaming”, de Homem-Aranha: Através do Aranhaverso

ANIMAÇÃO (CURTA)

  • Boom
  • Eeva
  • Humo (Smoke)
  • I’m Hip
  • A Kind of testament
  • Koerkorter (Dog Apartment)
  • Letter to a Pig
  • Ninety-Five Senses
  • Era uma Vez um Estúdio
  • Our Uniform
  • Pachyderme
  • Pete
  • 27
  • War Is Over! Inspired by the Music of John & Yoko
  • Wild Summon

CURTA-METRAGEM (LIVE-ACTION)

  • Estranha Forma de Vida, de Pedro Almodóvar
  • The After
  • The Anne Frank Gift Shop
  • An Avocado Pit
  • Bienvenidos a Los Angeles
  • Dead Cat
  • Good Boy
  • Invincible
  • Invisible Border
  • Knight of Fortune
  • The One Note Man
  • Red, White and Blue
  • The Shepherd
  • A Incrível História de Henry Sugar
  • Yellow

MELHOR SOM

  • Barbie
  • The Creator
  • Ferrarri
  • The Killer
  • Assassinos da Lua das Flores
  • Maestro
  • Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte 1
  • Napoleão
  • Oppenheimer
  • Zona de Interesse

EFEITOS VISUAIS

  • A Sociedade da Neve
  • Pobres Criaturas
  • The Creator
  • Godzilla Minus One
  • Guardiões da Galáxia Vol. 3
  • Indiana Jones e o Chamado do Destino
  • Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte 1
  • Napoleão
  • Rebel Moon – Parte Um
  • Homem-Aranha: Através do Aranhaverso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.