Brasil fica fora dos pré-indicados ao Oscar, mas Almodóvar, Maite Alberdi e Lila Avilés representam os latinos
Foto: “A Memória Infinita”, de Maite Alberdi
Por Maria do Rosário Caetano
O Brasil ficou sem vagas entre os pré-indicados a melhor filme estrangeiro (“Retratos Fantasmas”, de Kleber Mendonça), a longa documental (“Elis e Tom”, “ Incompatível com a Vida” e “Samuel e a Luz”), a curta documental (“Mãri Hi – A Árvore da Vida”) e a curta live-action (“Big Bang”). Como ainda não saíram os candidatos a melhor longa de animação, continuam em estado de espera o brasileiro “Perlimps”, de Alê Abreu, e o espanhol (com protagonista brasileiro e destaque para a língua portuguesa), “Atiraram no Pianista”, de Trueba e Mariscal, recriação da trágica morte do músico Tenório Jr.
As pré-listas divulgadas, nessa quinta-feira, 21 de dezembro, pela Academia de Arte e Ciências Cinematográficas de Los Angeles, confirmam o favoritismo (categoria melhor filme internacional) do britânico “Zona de Interesse”, de Jonathan Glazer, secundado pelo finlandês “Folhas de Outono”, o japonês “Dias Perfeitos”, o italiano “Eu Capitão”, o mexicano “Tótem” e o francês “A Paixão de Dodin Buffant”. Este, cacifado pela oscarizada Juliette Binoche, que encabeça o elenco ao lado de Benoît Magimel. E por seu diretor, o vietnamita Trang Anh Hung, já indicado, décadas atrás, pelo também “culinário movie”, “O Cheiro da Papaia Verde”.
Entre as produções internacionais, que lutam pela famosa estatueta careca e assexuada, há que se registrar o grande crescimento do espanhol “A Sociedade da Neve”, que além de vaga para seguir em frente nessa categoria, marca presença em vários quesitos técnicos. O filme de J.A. Bayona, sobre o acidente na Cordilheira dos Andes, que vitimou muitos integrantes da seleção de rúgbi do Uruguai, está em cartaz nos cinemas brasileiros e vem recebendo boas críticas internacionais. E bombou entre os finalistas aos Prêmios Goya, de Espanha. Lidera a competição junto com “20 Mil Espécies de Abelha”, da basca Estibaliz Urresola Solagurem (15 indicações). São 13 as categorias destinadas ao ‘disaster movie’ filosófico de Bayona.
A América Latina marca presença nessa prévia do Oscar com duas diretoras, que veem causando sensação – a chilena Maite Alberdi, que pode conquistar a estatueta de melhor longa documental com o fascinante “A Memória Infinita”, e a mexicana Lila Avilés, com chances medianas por seu novo longa, “Tótem”. É dela o tocante “A Camareira”, lançado no circuito de arte brasileiro.
No terreno do melhor filme internacional, algumas curiosidades: o pequeno Butão, plantado no Himalaia, volta a sorrir com o reconhecimento da Academia para mais um filme de Pawo Chounig Dorji. Sim, aquele que chegou a finalista, pouquíssimos anos atrás, com o encantador “A Felicidade das Pequenas Coisas”. Agora, Pawu cavou vaga entre os 15 semi-finalistas com “The Monk and the Gun” (“O Monge e o Fuzil”).
As geladas Islândia e Dinamarca figuram na “lista dos 15” com dois filmes históricos. A pequena ilha é cenário do impressionante “Terra de Deus”, de Hlynur Pálmason, sobre um padre cuja missão consiste em erguer igreja e oficiar missas em região muito, mas muito, hostil. Filmaço, além de tudo muito perturbador e de narrativa imprevisível. Da pátria de Dreyer chega “A Terra Prometida”, de Nikolaj Arcel, com o astro nórdico Mads Mikkelsen (“A Caça”).
A África do Magreb brilha com dois filmes: o tunisiano “Four Daughters”, de Kaouther Ben Hania, e o marroquino “The Mother of All Lies”, de Asmae El Moudir. O primeiro, registre-se, está pré-indicado também como melhor longa documental. Mesma condição do ucraniano “20 Dias em Mariupol”, de Mstyslav Chernov.
Com a Rússia fora do páreo (sob boicote, por causa da Guerra da Ucrânia), outra ex-república soviética marca rara presença na disputadíssima categoria de filme internacional: a Armênia, com “Amerikatsi”, de Michael A. Goorjian.
A Espanha tem dois filmes entre os pré-finalistas. Além do badaladíssimo (pela Netflix, sua produtora) “A Sociedade da Neve” (falado 100% em espanhol e com elenco latino), o manchego Pedro Almodóvar cravou vaga com o curta-metragem (na verdade um média) ficcional “Estranha Forma de Vida”, western homoafetivo protagonizado pelo chileno Pedro Pascal e pelo estadunidense Ethan Hawke.
Dos grandes, imensos, ficou de fora o turco “Ervas Secas”, de Nuri Bilge Ceylan. Será que um dia Hollywood reconhecerá o grande cinema do filho da Anatólia?
A Academia norte-americana divulgou, também, os pré-finalistas nas categorias efeitos visuais, som, maquiagem, trilha sonora, música original, curta de ficção, curta de animação e curta documental. Eis os pré-qualificados:
FILME INTERNACIONAL
- “Zona de Interesse”, de Jonathan Glazer (Reino Unido)
- “Folhas de Outono”, de Aki Kaurismaki (Finlândia)
- “Tótem”, de Lila Avilés (México)
- “A Sociedade da Neve”, de J.A. Bayona (Espanha),
- “La Passion de Dodin Bouffant”, de Trang Anh Hung (França)
- “Eu Capitão”, de Matteo Garrone (Itália)
- “Dias Perfeitos”, de Wim Wenders (Japão)
- “Terra de Deus”, de Hlynur Pálmason (Islândia)
- “A Terra Prometida”, de Nokolaj Arcel (Dinamarca)
- “The Monk and the Gun”, de Pawo Chouning Doiji (Butão)
- “The Teachers’ Loung”, de Ilker Çatak (Alemanha)
- “The Mother of All Lies”, de Asmae El Moudir (Marrocos)
- “Amerikatsi”, de Michael A. Goorjian (Armênia)
- “Four Daughters”, de Hania Kaouther (Tunísia)
- “20 Dias em Mariupol”, de Mstyslav Chernov (Ucrânia)
DOCUMENTÁRIOS (LONGA)
- “A Memória Infinita”, de Maite Alberdi (Chile)
- “Still: A Michael J. Fox Movie”, de David Guggenheim (EUA)
- “American Symphony”, de Matthew Heinemann (EUA)
- “Bobi Wine: O Presidente do Povo”, de Moses Bwayo e Christopher Sharp (Uganda-EUA)
- “Desperate Souls, Dark City and the Legend of Midnight Cowboy”, de Nancy Buirski (EUA)
- “Four Daughters”, de Hania Kaouther (Tunísia)
- “Pierre Feuille Pistolet” (In the Rearview), de Maciel Hamela (Polônia, Ucrânia, França)
- “Marcados: A História do Racismo nos EUA”, de Roger Ross Williams (EUA)
- “A Still Small Voice”, de Luke Lorentzen (EUA)
- “32 Sounds”, de Sam Green (EUA)
- “To Kill a Tiger”, de Nisha Pahuja (Canadá-India)
- “20 Days in Mariupol”, de Mstyslav Chernov (Ucrânia)
- “Apolonia, Apolonia”, de Lea Glob (Dinamarca e Polônia)
- “Além da Utopia”, de Madeine Gavin
DOCUMENTÁRIO (CURTA)
- The ABCs of Book Banning
- The Barber of Little Rock
- Bear
- Between Earth & Sky
- Black Girls Play: The Story of Hand Games
- Camp Courage
- Deciding Vote
- How We Get Free
- If Dreams Were Lightning: Rural Healthcare Crisis
- Island in Between
- The Last Repair Shop
- Last Song from Kabul
- Nǎi Nai & Wài Pó
- Oasis
- Wings of Dust
CABELO E MAQUIAGEM
- Beau Tem Medo
- Ferrari
- Gold
- Assassinos da Lua das Flores
- A Última Viagem de Demeter
- Maestro
- Napoleão
- Oppenheimer
- Pobres Criaturas
- A Sociedade da Neve
TRILHA SONORA ORIGINAL
- American Fiction
- American Symphony
- Barbie
- O Menino e a Garça
- A Cor Púrpura
- Elementos
- Os Rejeitados
- Indiana Jones e o Chamado do Destino
- Assassinos da Lua das Flores
- Oppenheimer
- Pobres Criaturas
- Saltburn
- A Sociedade da Neve
- Homem-Aranha: Através do Aranhaverso
CANÇÃO ORIGINAL
- “It Never Went Away”, de American Symphony
- “Dear Alien (Who Art In Heaven)”, de Asteroid City
- “Dance The Night”, de Barbie
- “I’m Just Ken”, de Barbie
- “What Was I Made For?” , de Barbie
- “Keep It Movin’”, de A Cor Púrpura
- “Superpower (I)” , de A Cor Púrpura
- “The Fire Inside”, de Flamin’ Hot
- “High Life” , de Flora and Son”
- “Meet In The Middle” from Flora e Filho
- “Can’t Catch Me Now” de Jogos Vorazes – A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes
- “Wahzhazhe (A Song For My People)”, de Assassinos da Lua das Flores
- “Quiet Eyes”, de Vidas Passadas
- “Road To Freedom”, de Rustin
- “Am I Dreaming”, de Homem-Aranha: Através do Aranhaverso
ANIMAÇÃO (CURTA)
- Boom
- Eeva
- Humo (Smoke)
- I’m Hip
- A Kind of testament
- Koerkorter (Dog Apartment)
- Letter to a Pig
- Ninety-Five Senses
- Era uma Vez um Estúdio
- Our Uniform
- Pachyderme
- Pete
- 27
- War Is Over! Inspired by the Music of John & Yoko
- Wild Summon
CURTA-METRAGEM (LIVE-ACTION)
- Estranha Forma de Vida, de Pedro Almodóvar
- The After
- The Anne Frank Gift Shop
- An Avocado Pit
- Bienvenidos a Los Angeles
- Dead Cat
- Good Boy
- Invincible
- Invisible Border
- Knight of Fortune
- The One Note Man
- Red, White and Blue
- The Shepherd
- A Incrível História de Henry Sugar
- Yellow
MELHOR SOM
- Barbie
- The Creator
- Ferrarri
- The Killer
- Assassinos da Lua das Flores
- Maestro
- Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte 1
- Napoleão
- Oppenheimer
- Zona de Interesse
EFEITOS VISUAIS
- A Sociedade da Neve
- Pobres Criaturas
- The Creator
- Godzilla Minus One
- Guardiões da Galáxia Vol. 3
- Indiana Jones e o Chamado do Destino
- Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte 1
- Napoleão
- Rebel Moon – Parte Um
- Homem-Aranha: Através do Aranhaverso