Rede Cabíria de Talentos abre inscrições para Prêmio e Laboratório de Roteiro

Já estão abertas as inscrições do 9º Cabíria Prêmio de Roteiro e do Cabíria LAB. As iniciativas fazem parte da Rede Cabíria de Talentos, que articula ações voltadas para a valorização de roteiristas e histórias com protagonismo feminino na diversidade de sua expressão. Para se inscrever, basta acessar o site www܂cabiria܂com܂br. Até dia 29 de fevereiro, o valor promocional será de R$ 100. De 1 a 31 de março, será cobrada a tarifa regular de R$150. Roteiristas trans, negras, indígenas e PcD poderão solicitar gratuidade nas inscrições, e roteiristas oriundas de periferias, mães-solo e associades da ABRA (Associação Brasileira de Roteiristas e Autores), recebem 20% de desconto nas inscrições, conforme regulamento.

O Prêmio Cabíria, rumo a sua nona edição, é considerado uma das premiações mais relevantes do país e se destina a roteiros de longa-metragem de ficção em estágio avançado de desenvolvimento. A iniciativa tem o objetivo de conectar histórias originais de autoras estreantes, ou não, ao mercado audiovisual e contribuir para a realização de obras com protagonismo feminino nas telas e atrás das câmeras. A premiação inclui soma em dinheiro, consultorias, bolsas e/ou descontos em cursos, além do passaporte para a Rede de Talentos do Projeto Paradiso, instituição que investe em formação profissional, geração de conhecimento e impulsionamento de talentos do audiovisual.

Já o Cabíria LAB é um laboratório com foco em projetos audiovisuais em fases iniciais e intermediárias de desenvolvimento. A dinâmica do LAB abrange consultorias e masterclasses de especialistas para o impulsionamento de carreiras de roteiristas e seus conteúdos originais. As categorias contempladas são longa-metragem de ficção, longa-metragem de ficção infantojuvenil e série de ficção.

O Prêmio e o Cabíria LAB já somam 130 roteiros contemplados que, anualmente, avançam em seus estágios de produção e tornam-se obras para diferentes telas como cinema e streaming. Dentre eles, “Levante”, roteiro de Maria Helena Morán Atencio e Lillah Halla, que também assina a direção. Premiadas em 2017, o filme teve a sua estreia internacional no Festival de Cannes, em 2023, onde recebeu o Prêmio de Melhor Filme pela Federação Internacional dos Críticos e coleciona, até o momento, 25 premiações em festivais pelo mundo. O filme integra a seleção oficial do Festival de Internacional de Rotterdam, em 2024.

Os roteiros e/ou projetos inscritos nas duas chamadas – Prêmio Cabíria e Cabíria LAB – precisam ter ao menos uma protagonista feminina e ser de autoria de roteiristas autoidentificadas mulheres, podendo ser em coautoria com pessoa(s) de identidade(s) e expressões de gênero diversas. A temática é livre. Os resultados com os roteiros e projetos selecionados serão divulgados em julho e a premiação e laboratório se darão no âmbito do Cabíria Festival, no segundo semestre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.