“Ainda Estou Aqui” e seu rival “Emilia Pérez” estão no listão de pré-indicados ao Oscar
Foto: “Aqui Estou Aqui” © Alile Dara Onawale
Por Maria do Rosário Caetano
“Aqui Estou Aqui”, de Walter Salles, é um dos quinze semifinalistas ao Oscar internacional, que será entregue no dia dois de março de 2025. Passou, portanto, pela primeira peneira da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.
No dia 17 de janeiro, serão conhecidos os cinco filmes que disputarão a estatueta dourada. As chances do longa brasileiro são grandes. Ele deve ser um dos escolhidos. Sua campanha é das mais ousadas e bem-feitas, e o trio Fernanda Torres, Walter Salles e Selton Mello (este deu mini-trégua para divulgar “O Auto da Compadecida 2”, estreia do Natal) vem trabalhando com imensa dedicação.
Os rivais de “Ainda Estou Aqui” são pesos-pesados. Na linha de frente está “Emilia Pérez”, produção francesa ambientada no México e comandada por Jacques Audiard. O filme caiu no gosto dos mais amplos segmentos da crítica e dos festivais. Foi premiado em Cannes, por seu elenco da pesada (e com o Prêmio do Júri) — perdeu a Palma de Ouro para “Anora”, de Sean Baker, mas não deixou de causar sensação. A ponto de, no Globo de Ouro, bater recorde de indicações — dez. E em categorias nobres.
Na França, o filme vendeu 1.060.788 ingressos. Está, nesse quesito, atrás do filme brasileiro, que se aproxima de 3 milhões de espectadores.
Os outros títulos votados para a lista de cinco finalistas ao Oscar internacional são o iraniano “A Semente da Figueira Sagrada”, de Mohammad Rasoulof, que teve a bandeira alemã como guarida, o italiano “Vermiglio”, de Maura Delpero, o irlandês, falado em gaélico, “Kneecap”, de Rick Peppist (quem viu diz que é tão ou mais doidão que o “Transpotting”, de Danny Boyle). E, quem sabe, para dar representatividade à África, haja espaço para o urgente e poderoso “Dahomey”, de Mati Diop, do Senegal. Documentário que, por sinal, conquistou no começo do ano o Urso de Ouro de Berlim.
Note-se que outro documentário-sensação ganhou vaga no listão dos quinze pré-finalistas: “From Ground Zero”, da Palestina. E que outro filme palestino (este em parceria com Israel) brilha na lista de Longas Documentais: “No Other Land”, que causou frisson na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Vejam que, na categoria Oscar Internacional, ficou fora da parada o belo e festejado “Tudo que Imaginamos Como Luz”, da Indiana Payal Kapadia (super-bem acolhido pelo Globo de Ouro). Isto aconteceu porque o grande país asiático, pátria de Bollywood, preferiu indicar “Laapataa Ladies”.
A Academia de Hollywood divulgou, nesse final de tarde de 17 de dezembro, os pré-finalistas em dez categorias. Falta, ainda, a lista de candidatos a melhor longa de animação, que será divulgada nas próximas semanas.
FILME INTERNACIONAL
- França, “Emilia Pérez”
- Brasil, “Ainda Estou Aqui”
- Alemanha, “A Semente da Figueira Sagrada”
- Itália, “Vermiglio”
- Irlanda, “Kneecap”
- Senegal, “Dahomey”
- Canadá, “Universal Language”
- República Theca, “Waves”
- Dinamarca, “A Garota com Agulha”
- Islândia, “Touch”
- Letônia, “Flow”
- Noruega, “Armand”
- Palestina, “From Ground Zero”
- Tailândia, “How to Make Millions before Grandma Dies”
- Reino Unido, “Santosh”
MELHOR LONGA DOCUMENTÁRIO
- Dahomey
- No Other Land
- The Bibi Files
- Black Box Diaries
- Daughters
- Eno
- Frida
- Hollywoodgate
- Porcelain War
- Queendom
- The Remarkable Life of Ibelin
- Soundtrack to a Coup d’Etat
- Sugarcane
- Union
- Will & Harper
MELHOR DOCUMENTÁRIO (Curta-Metragem)
- Chasing Roo
- Death by Numbers
- Eternal Father
- I Am Ready, Warden
- Incident
- Instruments of a Beating Heart
- Keeper
- Makayla’s Voice: A Letter to the World
- Once upon a Time in Ukraine
- The Only Girl in the Orchestra
- Planetwalker
- The Quilters
- Seat 31: Zooey Zephyr
- A Swim Lesson
- Until He’s Back
MELHOR CABELO E MAQUIAGEM
- Emília Pérez
- O Aprendiz
- Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice
- Um Homem Diferente
- Duna: Parte 2
- Maria
- Nosferatu
- A Substância
- Waltzing with Brando
- Wicked
MELHOR TRILHA SONORA
- Emilia Pérez
- Alien: Romulus
- Babygirl
- Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice
- Pisque Duas Vezes
- Blitz
- O Brutalista
- Rivais
- Conclave
- The Fire Inside
- Gladiador II
- Horizon: An American Saga Chapter 1
- Divertida Mente 2
- Nosferatu
- O Quarto ao Lado
- Sing Sing
- The Six Triple Eight
- Wicked
- Robô Selvagem
- A Jovem e o Mar
MELHOR MÚSICA ORIGINAL
- “El Mal” – Emilia Pérez
- “Mi Camino” – Emilia Pérez
- “Forbidden Road” – Better Man
- “Winter Coat” – Blitz
- “Compress/Repress” – Rivais
- “Never Too Late” – Elton John: Never Too Late
- “Sick In The Head” – Kneecap
- “Beyond” – Moana 2
- “Tell Me It’s You” – Mufasa: O Rei Leão
- “Piece By Piece” – Piece by Piece
- “Like A Bird” – Sing Sing
- “The Journey” – The Six Triple Eight
- “Out Of Oklahoma” – Twisters
- “Kiss The Sky” – Robô Selvagem
- “Harper And Will Go West” – Will & Harper
MELHOR ANIMAÇÃO (Curta-Metragem)
- “Au Revoir mon Monde”
- “A Bear Named Wojtek”
- “Beautiful Men”
- “Bottle George”
- “A Crab in the Pool”
- “In the Shadow of the Cypress”
- “Magic Candies”
- “Maybe Elephants”
- “Me”
- “Origami”
- “Percebes”
- “The 21″
- “Wander to Wonder”
- “The Wild-Tempered Clavier”
- “Yuck!”
MELHOR CURTA (Live-Action)
- “Anuja”
- “Clodagh”
- “The Compatriot”
- “Crust”
- “Dovecote”
- “Edge of Space”
- “The Ice Cream Man”
- “I’m Not a Robot”
- “The Last Ranger”
- “A Lien”
- “The Man Who Could Not Remain Silent”
- “The Masterpiece”
- “An Orange from Jaffa”
- “Paris 70″
- “Room Taken”
MELHOR SOM
- “Emilia Pérez”
- “Alien: Romulus”
- “Blitz”
- “A Complete Unknown”
- “Deadpool & Wolverine”
- “Dune: Part Two”
- “Gladiator II”
- “Joker: Folie à Deux”
- “Wicked”
- “The Wild Robot”
MELHORES EFEITOS VISUAIS
- “Alien: Romulus”
- “Better Man”
- “Civil War”
- “Deadpool & Wolverine”
- “Dune: Part Two”
- “Gladiator II”
- “Kingdom of the Planet of the Apes”
- “Mufasa: The Lion King”
- “Twisters”
- “Wicked”
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