“Ainda Estou Aqui” e seu rival “Emilia Pérez” estão no listão de pré-indicados ao Oscar

Foto: “Aqui Estou Aqui” © Alile Dara Onawale

Por Maria do Rosário Caetano

“Aqui Estou Aqui”, de Walter Salles, é um dos quinze semifinalistas ao Oscar internacional, que será entregue no dia dois de março de 2025. Passou, portanto, pela primeira peneira da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

No dia 17 de janeiro, serão conhecidos os cinco filmes que disputarão a estatueta dourada. As chances do longa brasileiro são grandes. Ele deve ser um dos escolhidos. Sua campanha é das mais ousadas e bem-feitas, e o trio Fernanda Torres, Walter Salles e Selton Mello (este deu mini-trégua para divulgar “O Auto da Compadecida 2”, estreia do Natal) vem trabalhando com imensa dedicação.

Os rivais de “Ainda Estou Aqui” são pesos-pesados. Na linha de frente está “Emilia Pérez”, produção francesa ambientada no México e comandada por Jacques Audiard. O filme caiu no gosto dos mais amplos segmentos da crítica e dos festivais. Foi premiado em Cannes, por seu elenco da pesada (e com o Prêmio do Júri) — perdeu a Palma de Ouro para “Anora”, de Sean Baker, mas não deixou de causar sensação. A ponto de, no Globo de Ouro, bater recorde de indicações — dez. E em categorias nobres.

Na França, o filme vendeu 1.060.788 ingressos. Está, nesse quesito, atrás do filme brasileiro, que se aproxima de 3 milhões de espectadores.

Os outros títulos votados para a lista de cinco finalistas ao Oscar internacional são o iraniano “A Semente da Figueira Sagrada”, de Mohammad Rasoulof, que teve a bandeira alemã como guarida, o italiano “Vermiglio”, de Maura Delpero, o irlandês, falado em gaélico, “Kneecap”, de Rick Peppist (quem viu diz que é tão ou mais doidão que o “Transpotting”, de Danny Boyle). E, quem sabe, para dar representatividade à África, haja espaço para o urgente e poderoso “Dahomey”, de Mati Diop, do Senegal. Documentário que, por sinal, conquistou no começo do ano o Urso de Ouro de Berlim.

Note-se que outro documentário-sensação ganhou vaga no listão dos quinze pré-finalistas: “From Ground Zero”, da Palestina. E que outro filme palestino (este em parceria com Israel) brilha na lista de Longas Documentais: “No Other Land”, que causou frisson na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Vejam que, na categoria Oscar Internacional, ficou fora da parada o belo e festejado “Tudo que Imaginamos Como Luz”, da Indiana Payal Kapadia (super-bem acolhido pelo Globo de Ouro). Isto aconteceu porque o grande país asiático, pátria de Bollywood, preferiu indicar “Laapataa Ladies”.

A Academia de Hollywood divulgou, nesse final de tarde de 17 de dezembro, os pré-finalistas em dez categorias. Falta, ainda, a lista de candidatos a melhor longa de animação, que será divulgada nas próximas semanas.

FILME INTERNACIONAL

  • França, “Emilia Pérez”
  • Brasil, “Ainda Estou Aqui”
  • Alemanha, “A Semente da Figueira Sagrada”
  • Itália, “Vermiglio”
  • Irlanda, “Kneecap”
  • Senegal, “Dahomey”
  • Canadá, “Universal Language”
  • República Theca, “Waves”
  • Dinamarca, “A Garota com Agulha”
  • Islândia, “Touch”
  • Letônia, “Flow”
  • Noruega, “Armand”
  • Palestina, “From Ground Zero”
  • Tailândia, “How to Make Millions before Grandma Dies”
  • Reino Unido, “Santosh”

MELHOR LONGA DOCUMENTÁRIO

  • Dahomey
  • No Other Land
  • The Bibi Files
  • Black Box Diaries
  • Daughters
  • Eno
  • Frida
  • Hollywoodgate
  • Porcelain War
  • Queendom
  • The Remarkable Life of Ibelin
  • Soundtrack to a Coup d’Etat
  • Sugarcane
  • Union
  • Will & Harper

MELHOR DOCUMENTÁRIO (Curta-Metragem)

  • Chasing Roo
  • Death by Numbers
  • Eternal Father
  • I Am Ready, Warden
  • Incident
  • Instruments of a Beating Heart
  • Keeper
  • Makayla’s Voice: A Letter to the World
  • Once upon a Time in Ukraine
  • The Only Girl in the Orchestra
  • Planetwalker
  • The Quilters
  • Seat 31: Zooey Zephyr
  • A Swim Lesson
  • Until He’s Back

MELHOR CABELO E MAQUIAGEM

  • Emília Pérez
  • O Aprendiz
  • Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice
  • Um Homem Diferente
  • Duna: Parte 2
  • Maria
  • Nosferatu
  • A Substância
  • Waltzing with Brando
  • Wicked

MELHOR TRILHA SONORA

  • Emilia Pérez
  • Alien: Romulus
  • Babygirl
  • Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice
  • Pisque Duas Vezes
  • Blitz
  • O Brutalista
  • Rivais
  • Conclave
  • The Fire Inside
  • Gladiador II
  • Horizon: An American Saga Chapter 1
  • Divertida Mente 2
  • Nosferatu
  • O Quarto ao Lado
  • Sing Sing
  • The Six Triple Eight
  • Wicked
  • Robô Selvagem
  • A Jovem e o Mar

MELHOR MÚSICA ORIGINAL

  • “El Mal” – Emilia Pérez
  • “Mi Camino” – Emilia Pérez
  • “Forbidden Road” – Better Man
  • “Winter Coat” – Blitz
  • “Compress/Repress” – Rivais
  • “Never Too Late” – Elton John: Never Too Late
  • “Sick In The Head” – Kneecap
  • “Beyond” – Moana 2
  • “Tell Me It’s You” – Mufasa: O Rei Leão
  • “Piece By Piece” – Piece by Piece
  • “Like A Bird” – Sing Sing
  • “The Journey” – The Six Triple Eight
  • “Out Of Oklahoma” – Twisters
  • “Kiss The Sky” – Robô Selvagem
  • “Harper And Will Go West” – Will & Harper

MELHOR ANIMAÇÃO (Curta-Metragem)

  • “Au Revoir mon Monde”
  • “A Bear Named Wojtek”
  • “Beautiful Men”
  • “Bottle George”
  • “A Crab in the Pool”
  • “In the Shadow of the Cypress”
  • “Magic Candies”
  • “Maybe Elephants”
  • “Me”
  • “Origami”
  • “Percebes”
  • “The 21″
  • “Wander to Wonder”
  • “The Wild-Tempered Clavier”
  • “Yuck!”

MELHOR CURTA (Live-Action)

  • “Anuja”
  • “Clodagh”
  • “The Compatriot”
  • “Crust”
  • “Dovecote”
  • “Edge of Space”
  • “The Ice Cream Man”
  • “I’m Not a Robot”
  • “The Last Ranger”
  • “A Lien”
  • “The Man Who Could Not Remain Silent”
  • “The Masterpiece”
  • “An Orange from Jaffa”
  • “Paris 70″
  • “Room Taken”

MELHOR SOM

  • “Emilia Pérez”
  • “Alien: Romulus”
  • “Blitz”
  • “A Complete Unknown”
  • “Deadpool & Wolverine”
  • “Dune: Part Two”
  • “Gladiator II”
  • “Joker: Folie à Deux”
  • “Wicked”
  • “The Wild Robot”

MELHORES EFEITOS VISUAIS

  • “Alien: Romulus”
  • “Better Man”
  • “Civil War”
  • “Deadpool & Wolverine”
  • “Dune: Part Two”
  • “Gladiator II”
  • “Kingdom of the Planet of the Apes”
  • “Mufasa: The Lion King”
  • “Twisters”
  • “Wicked”

2 thoughts on ““Ainda Estou Aqui” e seu rival “Emilia Pérez” estão no listão de pré-indicados ao Oscar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.