Safatle & Bernardet

Continuam rendendo as comparações entre o cinema brasileiro e o argentino. Tudo começou em fevereiro de 2003, quando Jean-Claude Bernardet publicou nesta Revista de CINEMA (nº 34) artigo-provocação intitulado: “Os Argentinos Dão um Banho nos Brasileiros”. Dois meses depois, na prestigiosa Página Dois da “Folha de S. Paulo”, Otavio Frias Filho fez sua análise da “Buena Onda”, enaltecendo as qualidades do cinema argentino. O terceiro round da polêmica teve o Festival de Brasília como cenário. Vladimir Safatle, professor de Filosofia da USP, apresentou o ensaio “Da Importância do Cinema Argentino Contemporâneo”. A comparação entre filmes brasileiros (como “Tropa de Elite 2”) e filmes argentinos (“História Oficial”, “Segredo dos seus Olhos”, “O Homem ao Lado”) deixou a produção verde-amarela em desvantagem. O artigo de Bernardet compara procedimentos de linguagem (elipses, lacunas, didatismo) presentes (ou não!) nos filmes dos dois países. Safatle trabalha enfoque mais político. Um dos aspectos mais relevantes de sua análise tem a ver com a postura firme dos argentinos no enfrentamento dos torturadores, já que, lá, uma Comissão da Verdade passa a limpo a trágica herança da ditadura militar. Os cineastas também não se intimidam. Já no Brasil, contorna-se (inclusive nos filmes) o grave problema com muito “jeitinho”.

One thought on “Safatle & Bernardet

  • 7 de fevereiro de 2012 em 20:14
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    O CINEMA BRASILEIRO SEM DÚVIDA ESTÁ COM UMA QUALIDADE EQUIVALENTE AS GRANDES CINEMATOGRAFIAS DO MUNDO. DISCORDO DESTES provocadores, CADA PAÍS COM O SEU CINEMA E O NOSSO É DE QUALIDADE. TUDO COMEÇOU COM ESTE jean-claude bernardet, FRANCÊS NATURALIZADO BRASILEIRO “infelizmente”. A SUA FUNÇÃO DENTRO DO NOSSO CINEMA É COMO roterista e teórico. DEVIA ESTAR SEM TRABALHO PARA FALAR UMA IGNORÂNCIA DESTAS. SOU LEITOR DA REVISTA DE CINEMA, ASSISTO A REVISTA DO CINEMA BRASILEIRO E ACOMPANHO A PROGRAMAÇÃO DO CANAL BRASIL POSSO AFIRMAR QUE A NOSSO TALENTO NA NARRATIVA CINEMATOGRÁFICA É UNICA. OS DOCUMENTÁRIOS SÃO INCONPARAVÉIS E OS CURTAS E MÉDIAS METRAGENS SÃO PRODUZIDOS INFINITAMENTE. O BRASIL É O PAÍS DOS FESTIVAIS DE CINEMA E CINE-CLUBE. TENHO ORGULHO DO QUE CONSTRUÍMOS E REALIZAMOS, VIDA LONGA AO CINEMA BRASILEIRO.

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