Longa cearense “Estranho Caminho” chega ao circuito comercial

Novo longa-metragem do cearense Guto Parente, “Estranho Caminho”, com produção da Tardo Filmes e distribuição da Embaúba Filmes, estreia nos cinemas no dia 1º de agosto.

O drama tem percorrido festivais, tendo vencido os Prêmios de Melhor Roteiro (Guto Parente) e Melhor Ator Coadjuvante para o ator mineiro Carlos Francisco no Festival do Rio, Prêmio de Melhor Filme da Mostra Autorias da 27⁠ª Mostra de Cinema de Tiradentes, além de ter participado da competição internacional no Festival de Tribeca, onde o filme teve sua première mundial como único longa brasileiro na competição internacional, ganhando todos os prêmios que disputou: Melhor Filme, Melhor Roteiro para Guto Parente, Melhor Fotografia para Linga Acácio e Melhor Performance para Carlos Francisco.

“Estranho Caminho” é um drama fantástico que acompanha a trajetória de David, um jovem cineasta que, ao visitar sua cidade natal, Fortaleza, é surpreendido pelo rápido avanço da pandemia de Covid-19 e se vê obrigado a procurar o pai, Geraldo, um sujeito peculiar com quem não fala ou tem notícias há mais de dez anos. Após o reencontro dos dois, coisas estranhas começam a acontecer.

Realizado inteiramente na cidade de Fortaleza, financiado pela Secretaria de Cultura do Ceará por meio de recursos da Lei Aldir Blanc – em edital lançado no final de 2020 –, o filme foi rodado entre maio e junho de 2021, com uma equipe formada majoritariamente por profissionais cearenses, como Guto Parente no roteiro e direção, Ticiana Augusto Lima na produção, Linga Acácio na direção de fotografia, Taís Augusto na direção de arte; Lucas Coelho no som; Thais de Campos no figurino; Noá Bonoba na preparação de elenco e Uirá dos Reis e Fafa Nascimento na trilha musical. No elenco, os protagonistas são Lucas Limeira (ator de “Cabeça de Nêgo, ”Quando Eu me Encontrar”), no papel de David, o filho, e Carlos Francisco (ator de “Bacurau” e “Marte Um”), no papel de Geraldo, o pai.

Em 2022, o filme participou do programa WIP Latam para filmes em pós-produção, do Festival de San Sebastian, na Espanha, onde ganhou o prêmio WIP Paradiso de melhor produção brasileira. No ano passado, o filme foi exibido na competição Horizontes Latinos do festival.

“Estranho Caminho” é o 11º longa-metragem da Tardo Filmes, produtora independente de Fortaleza, que está completando esse ano 12 anos de existência.

One thought on “Longa cearense “Estranho Caminho” chega ao circuito comercial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.