Stanley Kubrick de volta ao cinema

Celebrado como um dos grandes nomes da história do cinema, Stanley Kubrick (1928-1999) dirigiu 13 longas-metragens ao longo de seus 48 anos de carreira. A produção pode ser considerada lacônica, se comparada à de outros cineastas do século XX, porém mostra-se suficiente para comprovar seu pleno domínio das técnicas narrativas: navegando por gêneros tão diversos quanto o drama, a ficção científica, o policial e o terror, Kubrick explorou em seus filmes uma visão irônica e pessimista do ser humano, compondo obras atemporais que abrem discussão sobre os limites psicológicos da humanidade.

Dois clássicos de Kubrick ocupam a tela de cinema do CineSesc, em São Paulo, durante 14 dias. De 6 a 12 de outubro, 2001 – Uma Odisseia no Espaço (1968) terá três sessões diárias. Já na semana de 13 a 19 de outubro, é a vez de Barry Lindon (1975).

Já no Sesc Pinheiros, o legado do cineasta será revisitado por meio de uma oficina crítica sobre sua contribuição para o desenvolvimento da sétima arte e da exibição gratuita de uma seleção de nove filmes. Realizada no contexto do projeto Tela Clássica, a mostra de filmes ocorrerá sempre às terças-feiras, no Auditório da Unidade, com destaque para clássicos, como 2001 –Uma Odisseia no Espaço, ficção científica adaptada do conto de Sir Arthur C. Clarke; Laranja Mecânica, uma inquietante narrativa sobre um grupo de jovens neonazistas; e O Iluminado, da obra homônima de Stephen King, com atuação antológica de Jack Nicholson. E nas tardes de quinta-feira, de 6 a 27 de outubro, acontecerá a atividade formativa O Cinema de Stanley Kubrick, orientada pelo pesquisador Fernando Brito. Parte do projeto Cicloficinas, as aulas buscarão dimensionar a importância da obra de Kubrick e compreendê-la em seu contexto histórico, social, cultural e cinematográfico. As inscrições estão abertas, com taxas que variam de R$ 9 a R$ 30.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.