Série sobre a tragédia da chapecoense está disponível na Max
Indicada na categoria de Melhor Documentário no Emmy Internacional 2023, “Dossiê Chapecó: o Jogo por Trás da Tragédia” será exibida no canal ID, em 28 de novembro, às 20h30. Com quatro episódios de uma hora de duração, a produção revisita as investigações sobre o que de fato aconteceu na queda do voo LaMia 2933, que mudou para sempre a vida de dezenas de famílias. A série já está disponível na plataforma de streaming Max.
Na madrugada de 29 de novembro de 2016, o avião que transportava passageiros da Associação Chapecoense de Futebol caiu no trajeto para a Colômbia, deixando 71 vítimas fatais e apenas seis sobreviventes. A tragédia interrompeu uma fase importante na história do clube catarinense, que viajava para disputar a final da Copa Sul-Americana de 2016. As investigações sobre o desastre aéreo nunca foram concluídas.
Depoimentos exclusivos dos sobreviventes, entre eles, os atletas Alan Ruschel e Hélio Neto, e de familiares das vítimas são o ponto de partida da produção, que também apresenta imagens de arquivo gravadas pelos próprios jogadores durante a viagem e dramatizações que reconstituem a tragédia. A série traz, ainda, participações de grandes nomes do esporte, como os jornalistas Juca Kfouri e Alex Sabino, e o ex-jogador e atual senador Romário, além de ter tido acesso exclusivo a outras partes envolvidas, como o fundador da companhia aérea LaMia, Ricardo Albacete, e o ex-piloto e proprietário da companhia aérea, Marcos Rocha.
“Dossiê Chapecó: o Jogo por Trás da Tragédia” é uma produção da Pacha Films para a Warner Bros. Discovery, com gravações no Brasil, Colômbia, Bolívia, Paraguai, Estados Unidos e Espanha.