Trailers TV Revista de Cinema — 29 junho 2021
Rumo

Na década de 80 o grupo Rumo rapidamente se diferenciou por um tipo de composição original, que utilizava entoações da fala cotidiana para a criação de melodias.

O documentário Rumo, de Flavio Frederico e Mariana Pamplona, exibe shows raros, músicas e imagens inéditas, entrevistas e diversos registros dos integrantes do grupo; assim como de outros grupos e personalidades da época, como Premê, Língua de Trapo, Itamar Assunção e Isca de Polícia, Arrigo Barnabé etc. Estes artistas deram início a uma fase de efervescência musical em São Paulo, completamente independente das grandes gravadoras; e formaram o que foi chamado de movimento da “Vanguarda Paulista”.

De uma maneira inovadora – misturando desenho animado, composições gráficas, depoimentos atuais e antigos, material de arquivo de shows, fotos, matérias de jornal, televisão e rádio – o documentário resgata a história de um dos grupos musicais mais marcantes e criativos dos anos 80. O filme expõe toda a diversidade de imagens de arquivo das principais e mais conhecidas canções do grupo, assim como trechos de antigas entrevistas, clipes e bastidores, de forma bem humorada e buscando alcançar um tom de leveza e humor, sem que se abra mão do compromisso histórico e de conteúdo de um bom documentário.

O filme envereda-se neste efervescente panorama cultural dos anos 80 em São Paulo, traçando um quadro mais amplo do período e discutindo o seus significados através de diferentes pontos de vista e de uma linguagem singular.

Após participar dos festivais É Tudo Verdade e In-Edit Brasil, em 2019, Rumo estreia nos cinemas no dia 1 de julho.

Relacionados

Compartilhe

(1) Reader Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>