Filmes brasileiros voltam em cartaz em retrospectivas

A partir de dezembro, duas mostras em São Paulo exibem filmes brasileiros já lançados: a 12ª Tradicional Retrospectiva do Cinema Brasileiro do CineSesc e a mostra Brasil – Tela para Todos, no CCBB.

O CineSesc exibirá todos os longas brasileiros lançados em São Paulo ao longo do último ano. Entre filmes experimentais e de linguagem ousada estão “Ex Isto”, de Cão Guimarães, e “Assim É se lhe Parece”, de Carla Gallo.

Completam a programação filmes de grande sucesso como “O Homem do Futuro”, de Cláudio Torres, e “Bruna Surfistinha”, de Marcus Baldini. Além de filmes que alcançaram pouco público como “Avenida Brasília Formosa”, de Gabriel Mascaro, “Diário de uma Busca”, de Marília Rocha, “O Samba que Mora em Mim”, de Georgia Guerra, “Riscado”, de Gustavo Pizzi, “Os Residentes”, de Tiago Mata Machado, entre outros.

Já a mostra Brasil – Tela para Todos, com curadoria da repórter da Revista de CINEMA, Maria do Rosário Caetano, pretende dar visibilidade somente às produções nacionais que ficaram abaixo dos 50 mil espectadores nas salas comercias de cinema. Um filme brasileiro será exibido a cada mês, durante 10 meses. Entre os títulos selecionados estão “Feliz Natal”, de Selton Mello, “Pode Crer!”, de Arthur Fontes, “O Sol do Meio-Dia”, de Eliane Caffé, “Eu Me Lembro”, de Edgar Navarro e “Árido Movie”, de Lírio Ferreira.

Para a curadora, “muitos filmes brasileiros, inquietos e inventivos, não conseguiram alcançar o público que almejavam. E mereciam. Por isso, a mostra tem como principal propósito a intenção de oferecer nova oportunidade de fruição aos interessados”. E Maria do Rosário completa: “nunca é demais lembrar que a mostra, assim como a nossa cinematografia recente, tem títulos concebidos e produzidos em todos os ‘Brasis’. Há longas que vem de Porto Alegre, Recife, São Paulo, Rio, e cineastas jovens ao lado dos já tarimbados”.

A retrospectiva do CineSesc acontecerá de 2 a 29 de dezembro e o CCBB exibe a mostra de dezembro até setembro de 2012. Mais informações: www.sescsp.org.br e www.bb.com.br/cultura.

One thought on “Filmes brasileiros voltam em cartaz em retrospectivas

  • 29 de novembro de 2011 em 01:49
    Permalink

    Parabéns ao organizadores e parabéns a REVISTA DE CINEMA POR SE PREOCUPAR EM DIVULGAR EVENTOS COMO ESTE!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.