Heleno

O ator Rodrigo Santoro é Heleno, no novo filme de José Henrique Fonseca que teve sua pré-estreia mundial em setembro, no Festival de Toronto, no Canadá. A sessão contou com a presença do diretor, do protagonista e da atriz Angie Cepeda. O filme mostra a ascensão e queda do famoso jogador brasileiro Heleno de Freitas, cujo estilo agressivo revolucionou o esporte.

Dos anos 1940, quando Heleno estava no auge, ao final da década de 1950, quando passou seus últimos dias em um sanatório, Heleno conta a história de um atleta talentoso, que tem sua vida destruída dentro e fora de campo devido à sua arrogância e temperamento violento.

O diretor Fonseca relembra a atmosfera dos anos 40, numa fotografia em preto e branco que evoca os clássicos filmes de Hollywood.

Como atleta, o sonho de Heleno era levar o Brasil à vitória na Copa do Mundo, mas a guerra na Europa cancelou os torneios de 1942 e 1946. No filme é possível ver um Heleno mulherengo e boêmio, frequentador das casas noturnas, além do grande craque dos campos de futebol do Rio de Janeiro. Em 1950, Heleno já está em declínio, vítima de uma sífilis não tratada é internado como louco, num sanatório. Suas atitudes extremadas e a falta de espírito de equipe o levaram a ser vendido ao Boca Juniors, na Argentina, na maior transação do futebol brasileiro de então, enquanto seu caso com uma cantora de boate o separa de sua mulher e filho.

Heleno foi produzido pela Goritzia Filmes e RT Features. No Brasil, terá distribuição da Downtown Filmes e Riofilme. No elenco, além de Rodrigo Santoro, também estão Alinne Moraes, que interpreta a esposa dele, Silvia, e Angie Cepeda, que é Diamantina, a amante.

O filme entra em cartaz nos cinemas no dia 30 de março.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.