Novo longa de Marcos Jorge tem o ator português Joaquim de Almeida como protagonista

As Fantásticas Aventuras de um Capitão, longa-metragem baseado no livro Os Velhos Marinheiros, de Jorge Amado, é o novo trabalho do diretor Marcos Jorge (Estômago). Com uma linguagem moderna e direta, a produção conta com cenários grandiosos e numerosos efeitos especiais, comandados pelo renomado produtor criativo Juan Tomicic, ganhador de 8 prêmios Goya, e com a colaboração de Diego Saura, filho do consagrado diretor Carlos Saura. As filmagens acontecem entre março e maio de 2012, com 90% da produção realizada no Rio de Janeiro.

O longa é protagonizado pelo premiado ator português Joaquim de Almeida, que dá vida ao capitão-de-longo-curso Vasco Moscoso de Aragão. Almeida já atuou em mais de 90 filmes e curtas, incluindo “Velozes & Furiosos 5 – Operação Rio”, ”O Xangô de Baker Street” e “Perigo Real e Imediato”, além de participar de séries de TV como “The Mentalist”, “CSI: Miami” e “24 Horas”.

As Fantásticas Aventuras de um Capitão conta a história do comandante Vasco Moscoso de Aragão e de sua agitada chegada em uma cidadezinha balneária, a vila de Periperi, situada nas proximidades de um grande município portuário. Já maduro, este pitoresco forasteiro vem para ficar, buscando repouso depois de uma longa vida de aventuras por todos os mares do globo.

O charmoso navegante conquista rapidamente a simpatia e admiração dos moradores. Os homens se reúnem ao seu redor para ouvir histórias do mar e as mulheres suspiram por sua figura romântica. O que não demora a suscitar o despeito de alguns invejosos, em especial do fiscal Chico Pacheco, até então o cidadão mais admirado do local.

José Wilker será Chico Pacheco, que perde popularidade na pacata vila de Periperi com a chegada do comandante Aragão. Desconfiado e enciumado das histórias contadas pelo capitão, Chico resolve investigar sua vida pregressa e o desafia a provar suas habilidades.

O filme discute o tema da construção da verdade e do mito. Avançando e recuando no tempo, apresentando os personagens ora de uma maneira ora de outra, manipulando habilmente o ponto de vista, o roteiro do longa dá espaço à fantasia, mas termina por traçar um retrato verídico da condição e das paixões humanas.

O elenco estelar que completa o filme inclui Claudia Raia, Patricia Pillar, Marcio Garcia, Milton Gonçalves, Mauricio Gonçalves, Tainá Muller, Sandro Rocha, entre outros.

As Fantásticas Aventuras de um Capitão tem direção de Marcos Jorge – diretor de Estômago, filme premiado nos festivais do Rio, de Roterdã, de Punta del Este e pela Academia Brasileira de Cinema – e é produzido pela Total Filmes (Se Eu Fosse Você 1 e 2) com coprodução da Warner Bros. Pictures. As filmagens começam em março de 2012, comemorando o centenário de Jorge Amado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.