O Democracine, novo festival de cinema de Porto Alegre, prorroga inscrições até dia 16

Entre os dias 13 e 16 de junho acontece a primeira edição do Democracine – Festival Internacional de Cinema de Porto Alegre. Parte integrante da 12ª Conferência da OIDP (Observatório Internacional de Democracia Participativa), promovida pela Prefeitura de Porto Alegre, que acontecerá de 11 a 13 de junho na Usina do Gasômetro, o Democracine tem por objetivo difundir produções audiovisuais relacionadas com a democracia participativa e o aprofundamento da cidadania. Sua programação, formada por uma mostra competitiva de filmes de curta e média-metragem e uma mostra paralela informativa, transformará a capital gaúcha em um centro de discussão sobre o papel da imagem no campo das lutas democráticas no mundo contemporâneo.

Em sua primeira edição, o Democracine privilegia os seguintes eixos temáticos:

– Cidadanias insurgentes e ação coletiva na prática cotidiana da democracia
– Processos eleitorais
– Revoluções
– Democracia e trabalho
– O meio ambiente como campo de luta democrática
– Memórias de lutas, grandes lutadores e heróis desconhecidos

O I Democracine – Festival Internacional de Cinema de Porto Alegre terá sua programação dividida em dois espaços: a Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro e o CineBancários. Sua mostra competitiva incluirá 25 filmes de curta e média-metragem, captados em qualquer bitola, finalizados a partir de 31 de dezembro de 2009. Os filmes de curta-metragem devem ter até 20 minutos de duração e os de média-metragem entre 20 e 50 minutos de duração, incluindo créditos. Já a mostra informativa, não-competitiva, será formada por filmes de curta, média e longa-metragem, de ficção e documentário, brasileiros e estrangeiros. A mostra informativa tem por objetivo exibir filmes relevantes que explorem os temas do festival, produzidos em qualquer data ou formato, no Brasil e no exterior, e reconhecidos por sua importância histórica, social e estética.

As inscrições para festival estão abertas até 16 de abril. Os filmes inscritos devem ser enviados para o seguinte endereço:

1º Democracine – Festival Internacional de Cinema de Porto Alegre
Usina do Gasômetro
Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da SMC
Avenida Presidente João Goulart, 551/3º andar
Centro Histórico
CEP 90010-120
Porto Alegre – RS
Brasil

Regulamento completo, ficha de inscrição e demais informações estão no site do festival
www.democracine.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.