“Cine Holliúdy”, de Halder Gomes, vai encerrar Cine Ceará 2012

“Cine Holliúdy” foi o filme escolhido, fora de competição, para encerrar a programação do Cine Ceará no dia 8 de junho. Será a primeira exibição do longa de Halder Gomes (“As Mães de Chico Xavier”). Filha do diretor chinês John Woo, a atriz Angeles Woo, está no elenco de “Cine Holliúdy”. Ela foi convidada para vir ao Brasil, para acompanhar a exibição, mas aguarda uma brecha na agenda para decidir se vem. Do elenco, confirmaram presença os atores Edmilson Filho, Miriam Freeland e Fiorella Mattheis, em seu primeiro papel no cinema. O 22° Cine Ceará, festival ibero-americano de cinema, acontece de 1 a 8 de junho em Fortaleza. A ficção “Violeta se Fue a los Cielos” (de Andrés Wood, Chile) abre a disputa pelo troféu Mucuripe.

Com “Cine Holliúdy”, Halder – que também dirigiu “The Morgue”, um thriller sobrenatural produzido em Hollywood, com elenco internacional – muda de praia. O filme, de ficção, narra a chegada em massa da televisão no interior do Ceará, na década de 1970, o que colocou em risco a popularidade das salas de cinema da região. Um herói resolveu lutar: Francisgleydisson (Edmilson) tenta preservar a sétima arte com criatividade e senso de humor. Falado em “cearês”, o longa traz trechos com legendas em português.

Além de “Cine Holliúdy” outros dois longas serão exibidos no festival em caráter hors concours. Rosemberg Cariry – pai de Petrus Cariri, o grande vencedor do Cine Ceará 2011 com “Mãe e Filha” – apresenta o inédito “Cego Aderaldo – O Cantador e o Mito”, documentário sobre o maior nome da poesia cantada e improvisada no Brasil, que adotou e criou 26 crianças. Aderaldo foi exibidor de cinema na década de 1930 e levou a cantoria para grandes capitais, onde era saudado como personagem da dimensão de Padre Cícero e Lampião. O outro longa é “Juan de los Muertos”, o primeiro filme de zumbis produzido em Cuba, e que foi exibido no Festival do Rio no ano passado.

A programação completa pode ser conferida no site do festival: http://cineceara.com.

One thought on ““Cine Holliúdy”, de Halder Gomes, vai encerrar Cine Ceará 2012

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.