Boca
Boca recupera a atmosfera do submundo paulistano a partir da trajetória de Hiroito de Moraes Joanides, autointitulado o Rei da Boca do Lixo. Compreendendo um intervalo entre 1952-63, o longa-metragem relembra uma época glamourosa e elegante, ao mesmo tempo que retrata um estágio anterior ao crime organizado, mergulhando na complexa personalidade de seu protagonista, capaz de gestos ora afáveis, ora violentos. Um homem que queria ser amado e temido. O roteiro é baseado no livro Boca do Lixo, escrito pelo próprio Hiroito.
A missão de viver a trajetória de Hiroito coube a Daniel de Oliveira (Cazuza, A Festa da Menina Morta), ator acostumado a interpretar personagens baseados em pessoas conhecidas. Desta vez, o ar bom moço de Daniel foi deixado de lado. “É legal mexer um pouco com o visual porque as pessoas me veem assim, com esse ar meio angelical, das novelas, e falam que sou o ‘galãzinho’”, afirma o ator, que construiu a essência do personagem com características físicas de Hiroito, como os peculiares tom de voz, o queixo e as orelhas acentuadas.
O elenco principal também é composto por Hermila Guedes (O Céu de Suely, Deserto Feliz), premiada pelo trabalho em Boca no Cine PE 2012, Milhem Cortaz (Tropa de Elite, Amanhã Nunca Mais), Paulo César Peréio (Lúcio Flávio – O Passageiro da Agonia, Iracema – Uma Transamazônica), além de nomes conhecidos do teatro paulistano como Juliana Galdino (da companhia Club Noir) e participação especial de Leandra Leal (Nome Próprio, Estamos Juntos).
O filme ganhou os prêmios de Melhor Direção, Atriz, Trilha Sonora e Direção de Arte no festival Cine PE deste ano, e Melhor Fotografia e Montagem no Festival do Rio em 2010.